Notícia no Ato

Alunos da rede municipal de ensino escrevem seus sonhos para a Lages de 2066

30 cartinhas e fotos serão depositadas na cápsula do tempo do novo calçadão da Praça João Costa que será aberta daqui a 47 anos

Médicas, jogadores de futebol, chefes de cozinha, comissárias de bordo e professores são alguns dos sonhos futuros descritos em cartas por alunos do quinto ano matutino da Escola Municipal de Ensino Básico Ondina Neves Bleyer.

As cartas e fotografias dessas crianças serão guardadas junto de outros documentos da Lages de 2019 em uma cápsula que será depositada pelo prefeito Antonio Ceron e o vice Juliano Polese na Praça João Costa durante a cerimônia de entrega para a comunidade da revitalização do local no dia 23 de novembro (sábado).

A ideia é que a cápsula seja aberta em 22 de novembro de 2066, quando Lages completará 300 anos. Nessa data, os alunos Gabriel e Yasmin terão 57 anos de idade, e assim como os seus colegas, eles têm muitos sonhos, todos repletos de esperanças.

Gabriel Geraldo Luiz da Silva gosta de história e geografia, mas é na educação física que ele desempenha o que almeja para o futuro. ”Sou centroavante e faço muitos gols, por isso quero ser jogador de futebol”, diz o pequeno atleta que não teve tempo ainda de imaginar como será a sua vida depois que aposentar as chuteiras.

Quase no fundo da sala, Yasmin Althoff Neckel olha para um ponto fixo e se imagina chefe de cozinha. “Acho que o pessoal gosta da comida que eu faço. Pelo menos lá em casa ninguém reclama”, afirma.

Os destinos de Gabriel e Yasmin podem seguir por caminhos diferentes, mas assim como os seus 28 colegas, todas as cartinhas têm algo em comum, pedidos por uma Lages sempre cada vez melhor.

Para a professora Beatriz Anastácio, a iniciativa proposta pela Fundação Cultural de Lages animou as crianças. “Nós trabalhamos muito com a história de Lages aqui na escola. A oportunidade que eles estão tendo com essas cartinhas, só reforça a própria identidade cultural desses alunos e os deixam orgulhosos em serem lageanos”, acredita.

O prefeito Antonio Ceron também pensa como os alunos da Escola Ondina, onde uma cidade, para ser melhor precisa da união e trabalho de todos. ”O pensamento de cada criança é sempre positivo e cheio de estima. Espero que quando eles abrirem a cápsula em 2066, todos os seus desejos tenham sido realizados, e que realmente, a gente tenha a felicidade de ter participado nesse processo da construção de uma Lages melhor. Como gestores públicos, nós temos a certeza que nada se constrói só, e os sonhos desses alunos nos ajudam a trabalhar por uma cidade mais linda”, acredita.

Texto e fotos: Fabrício Furtado

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário