Notícia no Ato

Prefeito Ceron inaugura ampliação e reforma do Ceim Clarício Madruga de Andrade, no Santa Clara

As obras garantem mais 20 vagas de Educação Infantil na unidade

A prefeitura de Lages viabilizou, com recursos financeiros na ordem de R$ 84.011,32 do Salário-Educação (Ministério da Educação – MEC), a reforma e ampliação do Centro de Educação Infantil Municipal (Ceim) Clarício Madruga de Andrade, situado no bairro Santa Clara, acesso Sul da cidade. Até então a capacidade era de 70 crianças, com a ampliação a capacidade passou para 90 alunos.

As obras estão prontas e foram oficialmente entregues à comunidade no final da tarde desta quarta-feira (13 de novembro), pelo prefeito Antonio Ceron; vice Juliano Polese, e pela secretária da Educação, Ivana Michaltchuk, em ato formal na instituição de ensino, prestigiado por professores, demais funcionários, alunos, pais, vereadores, e lideranças comunitárias.

Das melhorias fazem parte uma sala de aula, uma cozinha e um banheiro, revitalização externa, com pintura e rampa de acesso, em que os serviços foram desenvolvidos pela empresa vencedora da licitação. “Assumimos o compromisso de fazer e hoje estamos entregando esta importante obra física, mas que também é uma obra social e que irá beneficiar mais vinte famílias com novas vagas no Ceim. Já deixamos aqui o compromisso para o ano que vem de asfaltar a rua João Arcedilio Mendes, que passa em frente à Escola Manoel Thiago de Castro e dá acesso a este Ceim”, salientou o prefeito Ceron.

O Ceim Clarício Madruga de Andrade está aberto para atender crianças de zero a cinco anos de idade, presta serviços pedagógicos para os pequeninos divididos nas modalidades berçário misto e maternal misto. O público recebido reside nos bairros e loteamentos Santa Clara, Novo Milênio e Cruz de Malta. “Novas obras serão entregues ainda na próxima semana. Com estas ações estamos reforçando a qualidade de ensino aos nossos alunos, professores e servidores”, disse a secretária da Educação Ivana Michaltchuk.

O Salário-Educação, fonte dos recursos das obras, é uma contribuição social destinada ao financiamento de programas, projetos e ações voltados para a educação básica pública, conforme previsto no § 5º do art. 212 da Constituição Federal de 1988.

Rotina do Ceim

As crianças permanecem o dia inteiro na instituição, absorvendo aprendizagem em psicomotricidade a partir do treino de habilidades através de brincadeiras e brinquedos de modo individual e coletivo, bem como são repassadas mais noções de estímulo à coordenação motora fina e ampla, e exercícios de socialização, utilizando-se de métodos lúdicos, além de contação de histórias, desenhos, ensino dos primeiros passos para a alfabetização.

Ao todo são 30 professores e mais oito funcionários em funções diversificadas. Em sua estrutura há também uma biblioteca. A diretora geral do Ceim é Maria Luísa Chiaradia e está localizado ao lado da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Manoel Thiago de Castro.

Alimentação Escolar de qualidade

A merenda diária garante prato cheio e colorido todos os dias. São oferecidas quatro refeições ao longo do tempo de permanência no Ceim: café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar.

Texto: Ari Junior / Colaboração: Daniele Mendes de Melo

Fotos:Noticianoato

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário