Notícia no Ato

JEPP: empreendedorismo na escola resulta na organização de feiras

A EMEB Santa Helena é a quarta unidade que promove a feira do JEPP, que se constitui em atividade prática, com os estudantes apresentando os seus trabalhos em forma de banca comercial, nas quais são oferecidos à venda os produtos por eles confeccionados

O vice-prefeito Juliano Polese participou da abertura da 2ª Feira do programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) que se realiza nesta quinta-feira (14 de novembro), na EMEB Santa Helena, no período das 9 horas às 19 horas, envolvendo 26 turmas do 1º ao 9º Ano, o que totaliza 659 alunos. O JEEP faz parte do programa Cidade Empreendedora, desenvolvido pela Prefeitura de Lages, através da Secretaria de Educação, em parceria com o Sebrae, e que contempla, neste ano de 2019, 24 EMEBs.

“O JEEP envolve cerca de 5.000 alunos da rede municipal de ensino e 200 professores, proporcionando e despertando o gosto e a aptidão pelo empreendedorismo em jovens e adolescentes. Oportuniza também o desenvolvimento da educação financeira no meio estudantil”, destacou o prefeito Antonio Ceron.

A EMEB Santa Helena é a quarta escola que promove a feira do JEPP, que se constitui em atividade prática, com os estudantes apresentando os seus trabalhos em forma de banca comercial, nas quais são oferecidos à venda os produtos por eles confeccionados.

Desta forma, a Feira, organizada no ginásio de esportes da escola, tem o aspecto de um shopping, incluindo o movimento de pessoas comprando e consumindo os produtos, em espaço reservado (praça de alimentação). “O JEPP está incluído como uma das 34 ações do Cidade Empreendedora. Uma atividade que está contribuindo com o desenvolvimento da educação municipal”, comentou o vice-prefeito, Juliano Polese.

O diretor da EMEB Santa Helena, Daniel Neves Padilha, disse que este é o segundo ano que a escola participa do JEEP. “Consequentemente esta é a 2ª feira organizada, sendo que neste ano todos os 659 estudantes, regularmente matriculados, participam. No ano passado, a feira ficou restrita a 300 alunos das séries primárias e agora evoluímos, com todas as 26 turmas da escola envolvidas”, disse o diretor.

“Além das bancas de comercialização de produtos, temos hoje aqui um projeto social, voltado para a preservação do Meio Ambiente, e uma sala de games (jogos), com resultado também das atividades do JEPP”, ressaltou Daniel Padilha.

EMEB recolhe 27 toneladas de recicláveis

O programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos engloba atividades em todas as disciplinas, ou seja, da matemática à educação física e artes. “Temos atividades teóricas e práticas, seguindo o que determina as apostilas do JEPP. Aqui na nossa escola, por exemplo, arrecadamos 27 toneladas de materiais recicláveis, doados a maioria pelos pais dos alunos, sempre às sextas-feiras. Desenvolvemos também uma gincana e isso faz com que os estudantes estejam periodicamente em atividades”, avaliou o diretor da Escola.

“Já a confecção dos produtos colocados à venda na feira foi feita em três paradas (dias de atividades exclusivas) ao longo do semestre. Esta foi uma das ações práticas do programa, a exemplo do que ocorre hoje com a promoção da feira. Na parte teórica, os professores repassam os conceitos e fundamentações do empreendedorismo”, salientou Daniel.

Empreendedorismo Social

Quem explica o projeto social, inserido na apostila do JEEP, o qual resultou em uma pesquisa sobre limpeza pública, desenvolvida pelos alunos, nos bairros Copacabana e Santa Helena, é o professor de Inglês da EMEB Santa Helena, André De Carli. “O empreendedorismo social faz parte do JEEP e neste ano participamos da feira com o projeto Meu Bairro Mais Limpo. Os estudantes saíram a campo, entrevistando os moradores e verificando as condições ambientais dos bairros, em relação, basicamente, à limpeza pública. Verificaram também a estrutura de redes pluviais (de escoamento das águas das chuvas) existentes nas ruas e avenidas. Isso tudo resultou em uma importante pesquisa ambiental e em recolhimento de lixo espalhado pelas ruas e praças”, relatou o professor André De Carli.

“Pela importância social e pedagógica deste projeto já estamos nos organizando para que no ano que vem (2020) ele envolva todos os alunos da EMEB Santa Helena”, concluiu André De Carli.

Quatro Escolas Organizam Feira do JEEP

Além da EMEB Santa Helena, outras três escolas da rede municipal de ensino promovem, nesta quinta-feira (14/11), suas feiras do JEEP. São elas: EMEB Izabel Thiesen (a partir das 14 horas); EMEB Juscelino Kubitschek (manhã e à tarde); EMEB Frei Bernardino (13h30 às 17h30).

Texto: Iran Rosa de Moraes/Fotos: Marcelo Pakinha

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário