Notícia no Ato

Parque Natural forma seus novos 19 guardas mirins

Com um dos últimos resquícios de cobertura original de Mata de Araucária, o Parque contém uma variedade de animais (168 espécies de aves, 21 de mamíferos, nove de répteis e 14 migratórias) e de plantas (98 espécies)

Por um planeta mais verde e respeitado, Lages ganhou 19 novos protetores ambientais do Projeto Guarda Mirim do Parque, defensores assíduos do Parque Natural Municipal João José Theodoro da Costa Neto (Parnamul), principal remanescente da Mata Atlântica no município de Lages, uma Unidade de Conservação de proteção integral rica em biodiversidade de ecossistemas. A formatura da segunda turma, constituída por 19 crianças de nove e dez anos do 4º e 5º ano do ensino fundamental da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Professor Eduardo Pedro Amaral, foi prestigiada na noite desta quarta-feira (20 de novembro), em cerimônia no salão da igreja de São Francisco, com participação dos estudantes, famílias, professores e comunidade.

Desenvolvido pela prefeitura de Lages, com a Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente e o Parque Natural, em 2019 o Projeto contou com o patrocínio da empresa Vossko do Brasil e do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema), e apoio da Secretaria da Educação, da Emeb Professor Eduardo Pedro Amaral e do setor de transporte da prefeitura. “Todos os dias vemos nos noticiários assuntos que nos deixam preocupados em relação aos recursos ambientais e aos desastres naturais e os causados pelas ações do homem. Enquanto Poder Público, agimos no que mais acreditamos dar certo: Na educação”, resume o prefeito Antonio Ceron.

No evento de conclusão do curso, alunos oradores proferiram o discurso, emocionando a plateia. E as surpresas não pararam por aí: Os formandos entregaram uma muda de árvore aos seus pais como forma de comprometimento com o Parque Natural, e deve ser plantada e preservada como símbolo da sua preocupação com a natureza. A homenagem aos pais foi feita sob a música Herdeiros do Futuro.

Em seguida, os cinco alunos destaques da turma foram surpreendidos, lembrados e reconhecidos com medalhas de Honra ao Mérito, cujos critérios utilizados para escolha foram notas e conduta durante as aulas, que duraram oito meses, com encontros no contraturno escolar, às terças-feiras pela manhã: Breno Moreira Demoro, Crislaine Fernandes Rodrigues, Emanuele de Moraes, Lucas Maciel Oliveira e Maria Eduarda Pereira de Almeida. A formatura encerrou com um grito de guerra, comandado pelo aluno Victor Gabriel Lourenço. “Nada se faz sozinho, sobretudo quando se fala em meio ambiente a união é ainda mais salutar, pois estamos trabalhando a mudança de hábitos antigos, alertando a população sobre a urgência de cuidar melhor do meio onde vivemos. A equipe está de parabéns, e estas crianças serão adultos sensíveis à causa e agentes transformadores em virtude de mais conhecimento absorvido”, defende o secretário de Serviços Públicos e Meio Ambiente, Eroni Delfes Rodrigues.

Os heróis da cor verde

A partir da certificação e do juramento iniciará um compromisso ainda maior e permanente, como protetores oficiais do Parque, assim como multiplicadores dos conhecimentos adquiridos ao longo desta formação para a conservação do meio ambiente. “O curso me permitiu conhecer mais os animais e árvores da minha região. Eu estou animada de saber que a partir de então terei uma missão tão privilegiada. Vou fazer a minha parte e sei que nesta imensidão vai fazer diferença se cada um também assim fizer, desde as atitudes mais simples. Lá em casa já estamos começando, de que forma? A gente está separando o lixo reciclável do orgânico”, revela uma das alunas destaque, Maria Eduarda Pereira de Almeida, aos dez anos.

Já a diretora da diretora da Emeb Professor Eduardo Pedro Amaral, Daiane Pereira Goulart Melo, recorda que os guardas mirins poderão transmitir conscientização com maior propriedade. “O aprendizado acontece em todos os espaços e o Projeto Guarda Mirim compõe o processo educacional, Torcemos para que novas turmas sejam formadas e novas escolas tenham o prazer de participar.”

Com amplo estado de conservação de biodiversidade, sublinha-se o Parque Natural com um dos últimos resquícios de cobertura original de Mata de Araucária, contendo uma variedade de animais (168 espécies de aves, 21 de mamíferos, nove de répteis e 14 migratórias) e de plantas (98 espécies). Incluem-se espécies de interesse especial para conservação, como o caso das ameaçadas de extinção, portanto, encontradas tanto espécies de fauna, quanto de flora.

Os auxiliares do Parque Natural

O Projeto Guarda Mirim do Parque começou em 2018 e é uma grande oportunidade para que os componentes possam conhecer melhor a Unidade de Conservação, sua fauna, flora, trilhas ecológicas e o cuidado com a ecologia. Trabalhar com formação é uma das premissas do Parque Natural que, por intermédio do Guarda Mirim, recebeu a chancela do Ministério do Meio Ambiente e se tornou uma Sala Verde, chance para apresentar para todo o Brasil as atividades de Educação Ambiental desenvolvidas naquela Unidade de Conservação. “Ao longo de mais este ano foi possível comprovar que a Educação Socioambiental se faz na prática. Foi um aprendizado dia a dia. Muito mais que ensinar, aprendemos todos juntos. Aprender a conviver, a ouvir, a respeitar o próximo, nosso meio ambiente e a natureza”, pontua a gerente de Educação Ambiental, a bióloga Michelle Pelozato, aproveitando para agradecer a todas as instituições colaboradoras para a realização do curso, e também às famílias dos alunos selecionados para o Projeto. “Com certeza o apoio de cada um foi fundamental para estarmos aqui nesta noite celebrando a formatura da 2ª turma de guardas mirins do Parque.”

Na solenidade estiveram presentes o secretário de Serviços Públicos e Meio Ambiente, Eroni Delfes Rodrigues; a formadora de Ciências e Sustentabilidade, da Secretaria da Educação, Cristina Alves Ribeiro; a representante do Comdema, gerente de Defesa Civil, Mayara Rafaeli Lemos; a diretora da Emeb Professor Eduardo Pedro Amaral, Daiane Pereira Goulart Melo, e a supervisora de Recursos Humanos (RH) da Vossko, Paula Mendes.

Texto: Daniele Mendes de Melo/Fotos: Daniele Mendes de Melo e Gleice de Paula Borges

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário