Notícia no Ato

Udesc Lages inaugura obra de reforma e ampliação do Hospital de Clínica Veterinária

O Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, inaugurou nesta quarta-feira, 20, a obra de reforma e ampliação do Hospital de Clínica Veterinária (HCV).

A reformulação iniciou em abril de 2018 e foi concluída em outubro de 2019. O hospital conta com novo estábulo, solário e área de fisiatria. Foi construída uma área coberta para atendimento de grandes animais e um setor para abrigo e atendimento de animais silvestres.

A fachada, a lavanderia e o alojamento dos residentes foram reformados e o HCV ganhou ambiente adaptado para receber um tomógrafo doado pelo Hospital Infantil Seara do Bem à universidade. O investimento total foi de R$ 1 milhão.

“Se nós temos o melhor curso de Medicina Veterinária do Estado, nós precisamos ter instalações adequadas”, afirma o diretor-geral da Udesc Lages, Clóvis Gewehr, ao lembrar que as discussões para a realização das melhorias iniciaram há cinco anos.

Para o Reitor da Udesc, Marcus Tomasi, que participou da inauguração, a qualificação dos cursos depende de boa estrutura física e qualificação pessoal e tecnológica. “A sociedade espera que sejamos uma instituição de vanguarda”, afirma o reitor.

Com a ampliação da área construída e a revitalização de espaços, o HCV ganha maior funcionalidade para atendimentos e atividades de ensino. “Nossa atividade final é o ensino de graduação e de pós-graduação. O hospital depende muito de todos e todos dependem do hospital”, diz coordenadora do HCV, Mere Saito.

A inauguração também teve a presença do prefeito de Lages, Antônio Ceron, que ressaltou a importância da qualidade de ensino da universidade, que é pública e gratuita: “A Udesc entrega profissionais super preparados em todos os sentidos”.

Hospital projeta novo bloco cirúrgico

Uma das principais necessidades do hospital ainda é a construção de um bloco cirúrgico para pequenos e grandes animais. Desde de maio, está em andamento a elaboração de um projeto para a realização desta obra.

O valor do projeto é de quase R$ 130 mil e a empresa tem até maio de 2020 para apresentá-lo, com todas as autorizações dos órgãos competentes, como Prefeitura, Vigilância Sanitária e Corpo de Bombeiros.

Depois do projeto concluído, a Direção da Udesc Lages trabalhará na captação de recursos para a execução da obra. A previsão é que o novo bloco tenha cerca de dois mil metros quadrados e que a estrutura atenda as atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário