Notícia no Ato

Escolas da rede municipal de Lages são pioneiras no Estado em projeto de trânsito da PRF

Lages foi escolhida pela PRF de Santa Catarina para implantar o projeto pela receptividade e o acolhimento imediato da Prefeitura

Os alunos da rede municipal de ensino, de quatro escolas de Educação Básica: Frei Bernardino, no bairro Frei Rogério, São Vicente, bairro São Vicente, do distrito de Índios e Fausta Rath, do bairro Vila Mariza, participaram neste segundo semestre de um projeto pioneiro em Santa Catarina, desenvolvido pela Policia Rodoviária Federal, o Educar PRF. As equipes realizaram em sala de aula e nas ruas atividades voltadas à educação no trânsito.

Nesta terça feira (26 de novembro), na sala de cursos da Diretran, os alunos da EMEB Fausta Rath, apresentaram a devolutiva dos cinco meses de estudos e práticas. O projeto foi coordenado pelo professor José Bossle. Segundo o professor, durante este período, as turmas foram estimuladas a desenvolver análise crítica do trânsito no seu bairro e na cidade. “Nós incentivamos a leitura não verbal do trânsito nos percursos de deslocamentos dos nossos alunos, no entorno da escola, de suas casas e o comportamento dos motoristas, motociclistas, pedestres e as sinalizações, com o objetivo de humanizar o nosso trânsito” comentou o professor.

Durante a execução do projeto, os alunos passaram a acompanhar o comportamento dos motoristas e das pessoas em frente à escola. Após esta análise, formalizam um documento solicitando ao secretário de Planejamento e Obras, João Alberto Duarte, a construção de uma faixa elevada e o reforço na sinalização do trânsito com placas e pinturas.

O aluno do segundo ano, da escola Fausta Rath, João Vítor Costa dos Santos, 8 anos, disse que ele aprendeu durante as aulas que todos devem atravessar a rua pela faixa de pedestres e que não se deve tomar bebida com álcool e dirigir” e completou, “eu vi uma coisa muito errada, andar de moto sem capacete”.

A gerente de educação no Trânsito, Aracelly Kristhiany de Oliveira, informou que a Diretran, vai disponibilizar aos alunos, aulas práticas na pista educativa de trânsito, inaugurada pelo prefeito Antonio Ceron em setembro, possibilitando conduzir miniveículos e receber instruções de como dirigir corretamente. O engenheiro de trânsito da Secretaria de Planejamento e Obras, Sérgio Todeschini, evidenciou a importância dos alunos receberem durante praticamente um semestre aulas e desenvolveram a criticidade com relação ao trânsito.

Segundo o policial rodoviário federal, Magno Junior, da Delegacia de Lages, o objetivo do projeto é discutir transversalmente o trânsito com os alunos, não interferindo na parte didática da escola. “Nosso objetivo é tornar o estudo do trânsito um prazer e que possa ser assimilado continuamente. Cada aluno deve se tornar em um agente transformador” analisou.

Lages foi escolhida pela PRF de Santa Catarina para implantar o projeto pela receptividade e o acolhimento imediato da Prefeitura por meio da Secretaria de Educação. A diretora da escola Fausta Rath, a professora Cássia Giselle Cevey, classifica como fundamental o projeto na formação dos futuros motoristas e cidadãos.

Texto e fotos: Amarildo Volpato

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário