Notícia no Ato

O artista vai onde o povo está: Papai Noel surpreende crianças no bairro Caroba e começa sua maratona de visitas em sete regiões da cidade

Na nova Praça João Costa, crianças, familiares e turistas fazem a festa com as atrações da programação no Centro

 

Começo de noite, centenas de crianças e famílias contam os minutos e finalmente são tomadas pelo olhar fraterno e acenos risonhos do velhinho mais “boa praça” desta época do ano, a mais imaginária e esperançosa: O Natal. Foi assim que o Papai Noel chegou ao bairro Caroba na noite desta terça-feira (10 de dezembro), a primeira região agraciada pelo roteiro do 3º Natal nos Bairros, do Natal Felicidade dos Sonhos e Sorrisos 2019, cumprido por este senhor de barba branca, roupas elegantes acetinadas e passos lentos, revigorante e cheio de amor para dar ao mexer com o imaginário puro e fantasioso das pessoas sonhadoras, como se fosse um mensageiro de boas novas.Ele nem parece que veio de tão longe, de uma terra tão fria como o extremo do planeta, lá do Polo Norte. Nem aparenta estar cansado de uma viagem longa dessas, depois de descer do trenó de renas embarcou em outro veículo que o levou até o Caroba, na parte alta da cidade, bem pertinho da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Izidoro Marin, na rua das Laranjeiras. Mesmo sendo noite, os olhos curiosos das crianças iluminavam o evento junto à lua cheia. Nas casas ao lado do palco, moradores na varanda tomando chimarrão e dançando com as atrações.Mas você acha que o Papai Noel apareceu sozinho? Claro que não. A sua fiel companheira, Mamãe Noel, deu ainda mais charme ao evento, principalmente na chegada triunfal, e ao som do requintado grupo de instrumentos de sopro, a Banda do Papai Noel, com seu saxofone inconfundível a metros de distância. No palco, Alexandre Branco, músico, tecladista e vocalista, animou as pessoas, abrindo as portas da parte artística musical desta edição do Natal nos Bairros.

Esta é a oportunidade idealizada pela prefeitura de Lages para dar voz e vez, sob os holofotes, aos potenciais mirins da própria comunidade, em canto e dança. As apresentações artísticas e culturais, geralmente com envolvimento e impulso de professores de escolas municipais dos bairros e loteamentos, abrilhantam e tornam o Natal nos Bairros ainda mais convidativo. Em 2019 serão contempladas sete regiões de diferentes pontos de Lages entre os dias 10 e 19, cobrindo 44 bairros e loteamentos. O prefeito Antonio Ceron; vice Juliano Polese, e o superintendente da Fundação Cultural de Lages (FCL), Gilberto Ronconi (Giba), recepcionaram o público no Caroba nesta noite de terça, e o comunicador Souza Filho foi o animador.

Além do Papai Noel, o prefeito Antonio Ceron foi o anfitrião deste primeiro dia de Natal nos Bairros. “Ao ser pensado, este evento prioriza um Natal mais perto das comunidades, dotado de confraternização e solidariedade. Logo mais estaremos em outros bairros e de antemão desejamos Feliz Natal e um próspero Ano Novo de 2020 para todas as famílias lageanas, que seja com saúde, novos projetos realizados, renda e união. Todo ano novo traz um desafio e estamos prontos para fazer mais e com qualidade de serviços.”

Não se pode esquecer que o Papai Noel está com a agenda lotada de compromissos, na segunda-feira (9) à noite ele passou por Lages em alto estilo e performance, agradando a todos: A bordo da locomotiva Maria Fumaça e está cuidando bem da Chave da Cidade desde a abertura do Natal Felicidade, no sábado, dia 7.

Uma vida mais doce

E não podem faltar os ingredientes que adocicam os dias de vésperas da grande data. Os doces que o Papai Noel entrega com tanto carinho em sua poltrona decorada, onde o pinheiro gigante ornamental completa a beleza do lugar para acomodar os visitantes. As cartinhas com os pedidos e aquela famosa foto ou selfie para postar nas redes sociais são as marcas registradas, afinal, estamos falando do Papai Noel do século 21, moderno e antenado à linguagem dos mais jovens. Entretanto, o Papai Noel não ganha presente no Natal? Olha o que o próprio “Bom Velhinho” revelou: “O maior presente é o abraço sincero destas crianças tão repletas de sonhos e bons desejos para o mundo”.

A família da dona de casa, Juliana Aparecida Cândido Campos foi em peso ao Natal do Caroba: Ela e o esposo, Maycon Arruda, que é operador de máquina, moram no Santa Helena e levaram os filhos para a festa: Arthur (3 anos), Heitor (2) e Leônidas (nove meses). Foram também os irmãos de Juliana, João Paulo e Samanta e a cunhada Sabrina. “Foi minha comadre Poliana que nos avisou do evento e aí viemos. Os dois filhos mais novos não conheciam o Papai Noel ainda. Temos parentes e amigos aqui no Caroba e é ótimo ter o Natal mais perto da gente. Tem famílias que não possuem condições financeiras de ir até o Centro, assim é bom”, revela Maycon.

O Natal nos Bairros acontecerá às 19h em todas as sete edições de 2019: na quarta-feira (11), no bairro Santa Helena, campo de futebol ao lado da Escola de Educação Básica (E.E.B.) Professora Ilza Amaral de Oliveira, com Antonio Lugon; dia 12 (quinta-feira), no bairro Santa Catarina, rua Osvaldo Aranha, ao lado do Centro de Atenção Integral à Criança (Caic) Nossa Senhora dos Prazeres, com os artistas Edu Alencar e Orquestra Soprano; dia 16 (segunda-feira), no bairro Várzea, rua Álvaro Neri dos Santos, campo do Magazine/Botafogo, com Paulinho Guazzelli e Éder Goulart; dia 17 (terça-feira), loteamento Nadir e bairro Penha, rua Alan Kardec, Igreja Nossa Senhora da Penha, com apresentações de alunos do Programa Lages Melhor; dia 18 (quarta-feira), no loteamento Cristal, rua Generoso Paes de Farias, campo de futebol, com o espetáculo Caixa de Brinquedo, e dia 19 (quinta-feira), no bairro Vila Nova, ao lado da Igreja do Navio, cujas atrações serão definidas.

No palco do Centro, o que tem?

E você pensou que para por aí? Enquanto a alegria “rolava” solta no Caroba, no novo Calçadão da Praça João Costa a bagunça estava armada e a amizade era o sentimento que imperava. Em um clima agradável, típico de verão batendo à porta, as crianças se divertiam no chafariz interativo com águas dançantes e música no mesmo compasso, sobretudo “curtir” as atrações do palco.

Como o Natal Felicidade é feito de 16 episódios especiais e super ecléticos, o público pôde se esbaldar na agenda de entretenimentos para vários estilos. As luzes do palco acenderam pela primeira vez nesta quarta noite de Natal Felicidade (10 de dezembro) para o show de zumba do Projeto de Dança Ritmos, coordenado pelo professor Ederson de Souza Soares, e logo após houve as apresentações do Programa Lages Melhor, dos núcleos dos bairros Guarujá, Vila Maria e Penha, desenvolvido pela Prefeitura de Lages, através da Fundação Cultural (FCL).

Em seguida, no script, o Concerto Caminho do Bem, emocionante espetáculo vivenciado pela Orquestra Sinfônica e o Projeto Vivendo com Música, da Polícia Militar (PM), uma união de esforços entre as duas instituições em nome do amor e respeito à música. O maestro da Orquestra Sinfônica, Joed Jeffer, retornará ao palco do Natal Felicidade nos dias 11, às 21h, junto ao Coral Martin Luther; 16, às 21h, com o Coral da Orquestra, e 17, às 20h, com o Coral Municipal Cantos da Serra, de Urupema.

O projeto social Vivendo com Música, do 6º Batalhão de Polícia Militar (BPM), foi criado em 2013 e desde então já atendeu mais de mil crianças e adolescentes de Lages. Os alunos participantes aprendem teoria musical e manejo de instrumentos e recebem noções de cidadania e ordem unida.

Em 2019 o projeto realizou apresentações no Recanto do Pinhão Aracy Paim (Festa Nacional do Pinhão), aniversários de escolas, Desfile Cívico de 7 de Setembro, devolutiva no Teatro Marajoara e formaturas militares, abrangendo um público superior a 30 mil pessoas. As seguintes instituições são parceiras do 6º Batalhão e possibilitam a continuidade da iniciativa: Orquestra Sinfônica de Lages; prefeitura de Lages, por intermédio do Fundo da Infância e Adolescência (FIA); Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, e Ministério Público de Santa Catarina (MP/SC).

O “tiquetuntun” do Natal

E não poderia deixar de ter pagode, para fechar a quarta noite. O evento Natal em Samba, do Trio Barzinho, com sua banda de apoio, agitou um repertório bem conhecido da plateia, com aquela batida malandra do ritmo que é febre entre paulistas e cariocas, porém, conquistando todo o Brasil há décadas. No repertório, 20 canções, entre as quais “Quero Ser Feliz Também”, “É Tarde Demais” e “Céu Azul” (esta com clipe no Youtube), e as natalinas “Então é Natal”, “Boas Festas” e “Marcas do que se Foi”, entrando no espírito.

O Trio presenteia fãs e público em geral com diversidade de ritmos, mesclando reggae e pop, entre outros, até chegar a sua essência, o pagode, um dos mais queridos do país. O Trio Barzinho comemorou, em 2019, 1,4 meses de existência e seus integrantes são Lucas Marcon (violão e voz), Erlon Joe (tantan e efeitos) e Lucas Moura (pandeiro).

Lucas Marcon lembra que ele fazia voz e violão em barzinhos, e sentiu falta de uma percussão. “Aí convidei Erlon Joe para tocar cajon. Tocávamos músicas de barzinho mesmo, reggae, MPB e pop rock. Mas a nossa raiz, o início da música, foi no pagode e resolvemos convidar Lucas Moura, percussionista que sempre admiramos, para entrar no projeto e incluir samba e pagode no repertório. Com o passar do tempo formamos nossa identidade, mantendo a diversidade nas músicas, mas com a nossa cara e músicas de outros estilos adaptados ao pagode.”

A decoração natalina da recém reinaugurada Praça João Costa, totalmente revitalizada, é um show à parte. Tem árvore gigante decorada, espaço para cartinhas, Casinha do Papai Noel e diversificados elementos que encantam e levam crianças e adultos às lágrimas. A programação do Natal Felicidade seguirá até dia 22 de dezembro (domingo), com o show nacional da Família Lima.

O Natal Felicidade é realizado pela prefeitura de Lages, através da Fundação Cultural, e pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Conta com o patrocínio das empresas Klabin, Flex e da Caixa Econômica Federal (CEF), e apoio das polícias Militar e Civil e do Corpo de Bombeiros Militar.

Venha para o Calçadão. “Tá” lindo de ver!

A quinta noite de Natal Felicidade dos Sonhos e Sorrisos iniciará às 18h30min desta quarta-feira (11 de dezembro), no Calçadão da Praça João Costa, com as apresentações dos núcleos dos bairros Habitação, São Paulo/São Francisco, Santa Mônica e Penha, do Programa Lages Melhor. Às 20h o palco será comandado pelas bailarinas da tradicional Academia Liz Velho e, por fim, às 21h, Coral Martin Luther – Igreja de Confissão Luterana.

Texto: Daniele Mendes de Melo/Fotos: Daniele Mendes de Melo e Nilton Wolff

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário