Notícia no Ato

Feira da Agricultura Familiar comercializa Plantas Alimentícias Não Convencionais

“A Beldroega de Jardim, por exemplo, é uma fonte de Ômega 3 e das vitaminas A, B e C, além de ser analgésica e desintoxicante do organismo humano. Têm plantas aqui com propriedades anti-glicêmicas, anti-hemorrágicas. Todas plantas comestíveis”. – nutricionista Cláudia Silvestre Torres

Na Feira da Agricultura Familiar desta quarta-feira (11 de dezembro) promovida pela Prefeitura, através da Secretaria de Agricultura e Pesca, os consumidores poderão encontrar as Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC), como por exemplo a Beldroega, Dente de Leão, Lambari de Jardim (popular Peixinho), Mentruz, Língua de Vaca e a Chimarrita Assa Peixe.

A inserção deste tipo de plantas comestíveis, na feirinha das quartas-feiras, no Largo da Catedral (ao Lado da Prefeitura), é uma iniciativa da Diretoria de Segurança Alimentar da Secretaria Municipal da Assistência Social e Habitação. “A ideia surgiu de seminário com agricultores durante a Mesa Brasil SESC, realizada no mês passado, quando esteve em Lages pesquisador Valdely Ferreira Knupp, autor do livro “Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) no Brasil”, explica a nutricionista Cláudia Silvestre Torres.

Cláudia disse que a partir da feira de hoje, as demais que forem realizadas terão à venda as PANC. Conforme texto de folheto que está sendo distribuído aos consumidores da feira, as PANC “são plantas que podem estar no seu jardim, ali na praça, no canteiro da esquina. Elas são espontâneas ou silvestres, que muitas vezes são denominadas de ‘mato’, ‘ervas daninhas’, ‘inço’” e que poucas pessoas valorizam.

“A Beldroega de Jardim, por exemplo, é uma fonte de Ômega 3 e das vitaminas A, B e C, além de ser analgésica e desintoxicante do organismo humano. Têm plantas aqui com propriedades anti-glicêmicas, anti-hemorrágicas. Todas plantas comestíveis”, destaca a nutricionista.

Cláudia trouxe para a feira um patê de PANC e o alimento foi servido aos consumidores, que aprovaram o ótimo sabor desse alimento. “Preparei o patê com variadas PANC, adicionando na mistura azeite, requeijão e leite e o resultado está sendo aprovado. As pessoas que têm provado dizem que o patê é muito saboroso”, fala a nutricionista.

A feirinha da Agricultura Familiar se estende das 8 horas às 17 horas, todas as quartas-feiras. “Uma feira com produtos de qualidade e que fomenta a agricultura familiar no município”, comenta o prefeito Antonio Ceron.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário