Notícia no Ato

Programa Qualifica Melhor Lages forma 23 profissionais em curso inédito básico de síndico

Uma série de assuntos foi esmiuçada ao longo dos seis dias de curso

Na manhã de sábado (14 de dezembro), 23 homens e mulheres concluíram o curso pioneiro básico de síndico de prédio, do Programa Qualifica Melhor Lages, da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo, vinculada à prefeitura de Lages. As aulas tiveram duração de seis dias consecutivos e foram ministradas pela empresa especializada em administração de condomínios, SIAC Condomínios (natural de Curitiba, com escritório em Lages), voluntária do Qualifica, através de sua gerente administrativo, Marilene Araújo Mota, e da sócia, a advogada e síndica profissional, Maria Lúcia Araújo Nogueira.

Capacitação de mão de obra para a população é uma das principais bandeiras da prefeitura. “Estamos encerrando 2019 com resultados brilhantes. Mais de 2.400 pessoas formadas e uma lista de mais 27 novos cursos em diversificadas áreas. Nosso plano é que possamos oferecer ainda mais vagas em 2020, conservando as parcerias firmadas e conquistando novos amigos pela causa da qualificação, contribuindo para a geração de mais postos de trabalho e de renda às famílias”, argumenta o prefeito Antonio Ceron.

O encontro dos alunos na aula prática aconteceu no sábado, no Edifício Executivo Number One, na avenida Belizário Ramos (Carahá), bairro Sagrado Coração de Jesus, dia de encerramento, quando foram repassados conhecimentos sobre sistemas de prevenção a acidentes e incêndios e primeiros-socorros, pelo bombeiro Davi Cordeiro. Na sexta-feira foi a vez dos temas sobre vícios construtivos, reforma e manutenção predial, pelo engenheiro civil, Fabiano Ventura. O técnico em segurança e saúde ocupacional, Amarildo Caon, detalhou o tema de segurança e saúde ocupacional na terça-feira, aos participantes. Na ementa das aulas, os conteúdos sobre a empresa SIAC, condomínio edilício (refere-se exclusivamente aos imóveis onde coexistem partes comuns e partes exclusivas), legislação, tipos de condomínio, síndico, primeiras cautelas que devem ser tomadas, competências do síndico determinadas pelo Código Civil, tipos de assembleias, quórum, instalação da assembleia, assembleia geral ordinária de prestação de contas, previsão orçamentária, assembleia geral extraordinária, composição da mesa e registro da ata.

Além disto, foram abordados os seguintes tópicos: Gestão administrativa, serviços executados por administradoras, gestão de Recursos Humanos (RH), treinamento e comportamento de pessoal, planejamento e recrutamento, remuneração, política de pessoal, dispensa por justa causa, gestão financeira, declaração de Imposto de Renda (I.R.) do condomínio, Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), Previdência Social e Certificação Eletrônica do Condomínio. A apostila, rica nas temáticas, contou, ainda, com os assuntos de Gestão de assuntos jurídicos, inadimplência, auto-gestão, atribuições do subsíndico e Conselho Fiscal e Consultivo, deveres e direitos dos condôminos, acesso à documentação, responsabilidade civil e criminal do síndico, seguros, alerta de segurança e higiene, saúde dos funcionários, assuntos polêmicos e Airbnb.

Texto: Daniele Mendes de Melo/Fotos: Programa Qualifica Melhor Lages

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário