Notícia no Ato

Equipamento de pintura e demarcação irá atribuir economia de tinta, maior produção e acelerar o trabalho de sinalização nas vias de Lages

 

Um utensílio modernizado que será uma “mão na roda” na vida urbana de Lages e irá oferecer melhores condições de trabalho aos servidores

O trânsito do município acaba de ganhar um dispositivo como incremento à organização das vias da cidade, aumentando o aparelhamento desta área do serviço público, levando em consideração, entre outros fatores, o crescimento da frota, que ultrapassa os 115 mil veículos, conforme aponta relatório de emplacamentos. Adquirido pela Diretoria de Trânsito (Diretran), foi apresentado um triciclo TA01 diesel, com equipamento de pintura e demarcação viária acoplado, pioneiro na Serra Catarinense, em cerimônia na manhã desta quarta-feira (22 de janeiro), pelo prefeito em exercício, Juliano Polese; o diretor de Trânsito, Newton da Silveira Júnior; o secretário do Planejamento e Obras, João Alberto Duarte, e o empresário Ibanor Guaragni, na sede da Pista Educativa de Trânsito, localizada em frente à Secretaria da Saúde, no Centro.

O desempenho da máquina por somente um dia equivale a três semanas de trabalho manual, bem como consumirá um terço de tinta em relação ao serviço manual, portanto, produz três vezes mais e gasta três vezes menos, solucionando a defasagem de maquinário para tal. Servidores da Diretran e do Planejamento e Obras irão operar o equipamento e já estão devidamente treinados e aptos às atividades. Nesta terça-feira (21), os testes foram feitos em vias dos bairros Petrópolis e Caroba, e na avenida João Pedro Arruda, ao longo de cinco quilômetros totais.

Compreende um triciclo novo com as devidas garantias, dotado de pistolas mecânicas, manual e espalhadores de microesfera e automático eletrônico. A vida útil, com as manutenções necessárias, deve passar de dez anos. Tecnicamente, o equipamento atrelado é composto por um motor à gasolina 23 cavalos (cv) de potência, compressor de ar 40 pés, dois reservatórios de tinta (branca e amarela) com capacidade para 100 litros cada um, reservatório para microesfera (pó que dá brilho) com capacidade para 60 litros, reservatório de tíner para limpeza automática de pistolas, mangueira de dez metros para pintura manual de faixa de pedestres e sistema de pintura de bordas, faixa central com duas pistolas de tinta e duas de microesfera.

Já o veículo em si, da marca Gurgel, possui para dois operadores sentados. É movido por motor a diesel 20 cv Yamaha. Quanto às tintas, os produtos serão repassados por fornecedores de uma licitação em vigor desde 2018, garantindo, ainda, mais mil latas de produto a serem entregues diante deste certame. “As receitas arrecadadas pelas notificações de trânsito se mostram na construção da cidadania buscada pela compra deste equipamento no processo de uma série de iniciativas de melhorar o cotidiano do trânsito em Lages”, avalia o prefeito em exercício, Juliano Polese.

Dinamismo e transformação de recursos em vias com sinalização nova na intenção de motoristas mais prudentes

A compra foi efetuada conforme especificações técnicas constantes no termo de referência anexado ao edital de pregão eletrônico nº: 55/2019, pois o equipamento foi adquirido via processo licitatório, pelo valor de R$ 183 mil, em que a vencedora foi a empresa SulMacro Lixeiras e Equipamentos Industriais, de Chapecó.

Os recursos financeiros são provenientes das notificações de trânsito geradas por infrações cometidas nas vias urbanas de Lages, cujas multas tiveram seus pagamentos revertidos ao investimento em sinalização e melhoria viária. “O triciclo é uma novidade no mercado e reforçará o aparato da Diretran, órgão do Município que executa diversificadas ideias para formar cidadãos mais comprometidos coletivamente e tornar o trânsito mais eficiente, como a Educação de Trânsito, Pista Educativa com palestras e simulações agendadas para alunos das redes municipal, estadual e particular, e as campanhas Maio Amarelo e Semana do Trânsito. São serviços sempre voltados à comunidade, com o propósito de defender a vida, acima de tudo”, analisa o prefeito em exercício, Juliano Polese.

Até então as demarcações eram feitas por um caminhão do Governo do Estado, veículo que não está mais disponível para Lages, e mais recentemente esta função era desenvolvida manualmente por servidores do município. “O equipamento facilitará e irá agilizar os serviços. Nas obras de pavimentação asfáltica, quando for com mão de obra própria, será utilizado o novo aparelho. A aquisição reflete o compromisso em contribuir para um trânsito mais humanizado e na conscientização de motoristas e pedestres sobre suas responsabilidades praticadas todos os dias, já que este é o preceito da notificação mediante descumprimento do Código de Trânsito Brasileiro (CTB): Sensibilizar e modificar comportamentos”, reitera o diretor de Trânsito, Newton da Silveira Júnior.

Experiente no ramo de lixeiras e equipamentos industriais há 27 anos, a SulMacro lançou a fabricação do triciclo com acoplamento há três anos. A empresa familiar atende todo a região Sul do Brasil e tem capacidade de confeccionar duas máquinas destas ao mês, atendendo municípios de pequeno e médio porte. Dez unidades do equipamento estão no mercado em funcionamento.

Agentes em cooperação com a cidade

Atualmente 38 agentes de trânsito fiscalizam e organizam o tráfego de carros em Lages, a exemplo do monitoramento do estacionamento permitido e correto, interferência positiva no atendimento a acidentes e em intercorrências relacionadas à interrupção do funcionamento de semáforos, além de atuarem na proteção à população, principalmente crianças e adolescentes nas travessias nas faixas de pedestres em frente a escolas nos horários de pico e em eventos populares de grande concentração, como carreatas e passeios ciclísticos. Da frota da Diretran fazem parte cinco viaturas e nove motocicletas.

Texto: Daniele Mendes de Melo/Fotos: Marcelo Pakinha

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário