Prefeitura de Lages lança o “Aprova Digital”

“Aprova Digital” deverá diminuir em 70% o prazo para aprovação de projetos de construções em Lages

A partir desta segunda-feira (27 de janeiro) arquitetos, engenheiros, técnicos e comunidade em geral passarão a enviar projetos e documentos para aprovação de construções, consulta de viabilidade e habita-se, através do sistema municipal “Aprova Digital”, no endereço eletrônico: lages.prefeituras.net. Esta ferramenta está sendo implantada pela Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria de Planejamento e Obras. Com isso, não serão mais necessários os projetos físicos, ou seja, no papel.

O novo sistema deverá reduzir em mais de 70% o tempo de apreciação e aprovação dos documentos. Atualmente por meio do processo físico, os técnicos levam de 20 a 30 dias para análise até emitir o Alvará de Construção e o Habite-se. O lançamento deste novo sistema, realizado pelo prefeito em exercício, Juliano Polese, o secretário de Planejamento e Obras, João Alberto Duarte e empresa responsável foi na manhã desta sexta-feira (24 de janeiro). O ato contou com a presença de empresários, representantes de entidades de classe, profissionais da área da construção civil e imprensa.

O processo de aprovação exige, em média, o protocolo de no mínimo 15 documentos dependendo da obra, que agora serão protocolados de maneira “online”. Este novo sistema irá diminuir a burocracia tornando mais ágeis e fáceis as análises por parte dos técnicos da prefeitura, bem como o atendimento dos engenheiros e arquitetos referente aos resultados emitidos pelos analistas.

Vantagens

O sistema “Aprova Digital” coloca a Prefeitura de Lages entre as mais avançadas em gestões digitais do Brasil. O processo prevê a redução da desburocratização e o tempo de trâmite dos processos, diminui o tempo de atendimento nos balcões, agilidade na prestação dos serviços ao cidadão, agilidade na aprovação, acesso rápido a documentos para pesquisas e ajustes conforme solicitação dos técnicos, inclusão de tecnologia, além de o sistema ser intuitivo, de fácil resolução e autoexplicativo.

Para o prefeito em exercício, Juliano Polese, o objetivo é de facilitar a vida das pessoas. “Vamos reduzir significativamente o tempo de aprovação dos processos, agilizando o início das obras, gerando empregos e renda, e cada vez mais investimentos” comentou.

O secretário de Planejamento e Obras, João Alberto Duarte, lembra que os processos físicos já protocolados vão seguir normalmente o ritmo de análise. A partir do dia 1º de março serão realizados apenas os processos digitais. “Os profissionais e cidadãos darão entrada dos processos e poderão acompanhar a tramitação de tudo no sistema durante 24 horas do dia, de qualquer parte do mundo. Com isso, vamos criar um banco de informações com base digital, favorecendo a população”, salientou.

Para o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Lages, Fabiano Ventura, o município se moderniza com esta ação. “A prefeitura está de parabéns. O alvará representa geração de emprego e renda, a economia gira e todos ganham com esta movimentação do setor”, salientou.

O prefeito Antonio Ceron também prestigiou o ato de lançamento do “Aprova Digital”.

Texto: Amarildo Volpato/Fotos: Nathalia Lima

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário