Notícia no Ato

Cisama é o quarto consórcio do Brasil com equivalência ao Serviço Brasileiro de Inspeção

Depois de uma década de estudos, missões técnicas, visitação a agroindústrias de diferentes regiões do país, capacitações e intercâmbios com outros consórcios, o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento – MAPA reconheceu a equivalência do Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense – Cisama como instituição apta a auditar serviços municipais de inspeção sanitária e produtos de agroindústrias para venda em todo território nacional.


A portaria nº 01, publicada no dia 13 de janeiro de 2020 pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento ratificou a adesão do Cisama ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal – SISBI-POA, do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária – SUASA. E desta forma, o Cisama que foi criado dentro da Amures passa a ser o quarto consórcio do Brasil a conquistar a equivalência do SISBI.
A portaria do Mapa determinou a inserção do Cisama no cadastro geral do SISBI-POA e dos estabelecimentos e produtos indicados, por ser uma instituição competente para auditar serviços de inspeção municipal e unidades agroindustriais.
Durante o processo para obtenção da equivalência, o Cisama auditou o serviço de inspeção municipal de São José do Cerrito e o Abatedouro de Frango Caipira Carú. Agora aguarda apenas o registro do abatedouro junto ao SISBI/POA e a alteração de rotulagem dos frangos para que seja autorizada a comercialização em todo território nacional. O que deve acontecer ainda em fevereiro.

Novas perspectivas às agroindústrias

O sonho da equivalência do SISBI foi a primeira ação motivadora da criação do Cisama, como forma de incentivar e fomentar as agroindústrias familiares da Serra Catarinense. O diretor executivo do Cisama Selênio Sartori diz que, a equivalência do Cisama ao SISBI será a largada para que outras agroindústrias sigam o mesmo caminho do Abatedouro de Frangos de São José do Cerrito.
“O que tem de ficar claro é que o Cisama passa ser auditado pelo Mapa uma vez por ano. E tem a responsabilidade de auditar os serviços de inspeção municipal, que por sua vez farão auditoria nas agroindústrias que buscam a equivalência de seus produtos. Todos estamos sob o guarda-chuva da legislação federal e suas regulamentações”, explicou Sartori.
A coordenadora do Programa de Sanidade dos Produtos Agropecuários do Cisama, Andressa Steffen Barbosa observa que, a intenção é que esses empreendimentos mantenham suas características locais com foco na qualidade, mas voltados a expansão da comercialização. Isso tudo será mostrado dia 14 de fevereiro a partir das 14 horas, na cerimônia de oficialização da portaria do Mapa, no auditório do Órion Parque Tecnológico.

Prefeitos confiantes no programa

Todos os prefeitos da Serra Catarinense e autoridades convidadas devem estar presentes na cerimônia dia 14. O evento será um marco na perspectiva de incremento de produção e comercialização das agroindústrias.
Municípios como Capão Alto e São Joaquim que já realizaram adequação de legislação de acordo com as normas do Mapa e criaram os serviços de inspeção municipal, devem ser os próximos beneficiados por este novo serviço do Cisama.
Para o presidente da Amures prefeito de Anita Garibaldi João Cidinei da Silva, o reconhecimento de equivalência do Cisama ao SISBI é uma conquista que deve ser compartilhada com todos.
“Inclusive os ex-prefeitos que acreditaram nesse programa que hoje se torna realidade”, comentou. Da mesma forma o presidente do Cisama, prefeito de Urupema Evandro Frigo Pereira, disse que a região ganha não apenas a oportunidade de ampliar os negócios das agroindústrias, mas de organizar os serviços de inspeção, padronização de procedimentos, qualidade e inocuidade dos produtos.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário