Notícia no Ato

Bisneta de Anita sugere estreitar relação comercial com Anita Garibaldi

Um dia para entrar para a história do município de Anita Garibaldi. Assim como registram os livros sobre passagem da Heroína dos Dois Mundos, Anita Garibaldi, que durante uma fuga em 1840 teria atravessado o rio Canoas a nado, onde hoje é a localidade de Santa Ana, também sua bisneta, que leva o mesmo nome de Anita Garibaldi, retorno ao local às margens do rio Canoas 180 anos depois.

A passagem de Anita Garibaldi pelo município aconteceu nesta quinta-feira (13), quando foi recebida no início da manhã pelo prefeito João Cidinei da Silva. Acompanhada do historiador e escritor Adílcio Cadorin, eles foram homenageados, presenteados e participaram de uma vasta programação que se estendeu até final da tarde. O secretário executivo da Amures Walter Manfroi, representou os demais prefeitos da Serra Catarinense em toda programação.

No gabinete do prefeito, a visitante foi presenteada com uma miniatura réplica da imagem da guerreira Anita Garibaldi. Pousou para fotos e bem à vontade, até se sentou na cadeira do prefeito e brincou com a caneta como se fosse assinar um documento. Em sua manifestação, Anita Garibaldi disse esperar que sua visita seja a abertura para uma relação comercial que ajude a desenvolver aquele município.

“Nosso grande projeto é que através da história de minha bisavó Anita Garibaldi, possamos criar um instrumento para ajudar este município no seu desenvolvimento econômico, social e cultural”, disse Anita Garibaldi. Tanto que uma missão técnica está agendada para visitar em abril desse ano, as 12 cidades da Itália, onde a guerreira Anita Garibaldi teria passado seus últimos dias.

Na continuação da visita ao município, Anita Garibaldi foi ao local onde sua bisavó teria atravessado o rio Canoas. Uma placa foi afixada sobre uma pedra demarcando o local que ganhará infraestrutura como atrativo turístico do município. Nas margens do rio, Anita Garibaldi foi recebida por um grupo de cavaleiros liderados por uma mulher, simbolizando a passagem da guerreira. Ela dançou, brincou e até mexeu com uma colher de pau, o caldeirão de arroz carreteiro que foi servido aos convidados.

No início da tarde, Anita Garibaldi foi homenageada na Câmara de Vereadores com Diploma de Mérito Anitense. Assistiu apresentações culturais em frente à prefeitura e plantou no pátio da residência da família Granzotto, a Rosa Símbolo de Anita, um hibrido alusivo às comemorações do bicentenário do nascimento de Anita Garibaldi. A mesma rosa que será plantada nos municípios de Lages, Curitibanos e Garopaba.

O prefeito de João Cidinei da Silva agradeceu a visita da bisneta de Anita Garibaldi e disse que o momento é histórico para o município. “Receber esta ilustre visita já era suficiente. Criar a possibilidade de uma relação comercial com a Itália será ainda melhor e vamos nos esforçar para materializar este sonho”, comentou o prefeito.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário