Notícia no Ato

Oficializada equivalência de serviços do SISBI ao Cisama

Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense – Cisama, órgão criado pela Associação de Municípios da Região Serrna – Amures está oficialmente autorizado a auditar serviços municipais de inspeção sanitária e em agroindústrias para venda em todo território. A solenidade que confirmou a conquista aconteceu na tarde desta sexta-feira (14), no auditório do Órion Parque Tecnológico Serra Catarinense.

O Superintende Federal de Agricultura de Santa Catarina Túlio Tavares Santos, o Chefe da Divisão de Desenvolvimento Rural da Superintendência do Ministério da Agricultura Elder Campos Guedes e o Chefe da Divisão de Defesa Agropecuária da Superintendência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento aqui do Estado, André Luiz Rabello Vallim participaram da solenidade representando a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Tereza Cristina.

O diretor executivo do Cisama Selênio Sartori explicou que foram onze anos perseguindo a equivalência ao serviço do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal – SISBI-POA. “Foram muitos tropeços, dificuldades, mas tudo foi construído do zero com apoio e dedicação de várias pessoas desde ex-prefeitos, veterinários das prefeituras e especialmente, das agroindústrias familaires. Só posso dizer que, valeu a pena”, desabafou Selêno Sartori.

Várias pessoas foram homenageadas no evento e depoimentos foram dados sobre a caminhada para a conquista do sonho da equivalência ao SISBI. O prefeito Antônio Ceron destacou a importância da equivalência para a economia regional. Da mesma forma, o presidente da Amures prefeito de Anita Garibaldi, João Cidinei da Silva, destacou que o maior ganho é para agricultura familiar.

O presidente do Consórcio de Saúde, prefeito de Rio Rufino Thiago Costa representou o presidente do Cisama, prefeito de Urupema Evandro Frigo Pereira e disse que foi fundamental, o papel dos médicos veterinários e dos servidores do Cisama para obter o reconhecimento de equivalência Sisbi. “Esta certificação vai mudar o olhar dos jovens que estão campo e criar novas perspectivas e oportunidades de negócios”, frisou Thiago Costa.

A deputada federal Carmen Zanottto se posicionou diante dessa conquista do Cisama dizendo que é o dinheiro mais bem empregado de emendas que são destinadas aos municípios. E frisou que estão destinados recursos para compra de mais dois veículos para cada município que pode ajudar para que outras agroindústrias possam aderir ao Sisbi.

A coordenadora do Programa de Sanidade dos Produtos Agropecuários do Cisama, Andressa Steffen Barbosa fez uma apresentação da estrutura dos serviços de inspeção municipal e da estrutura do Cisama para atender as novas demandas que buscarão a equivalência. E reiterou que o objetivo do programa era a equivalência e o Sisbi vai muito além da comercialização, porque aumenta também as responsabilidades com inocuidade e qualidade dos produtos.

Prefeitos participaram de reunião pela manhã

Pela manhã os prefeitos da Amures estiveram reunidos no auditório da entidade, onde trataram de assuntos como os programas de Gestão Associada sobre aquisição da Usina de Asfalto; Sistemas Comunitários de Abastecimento de Água; Iluminação Pública, Resíduos Sólidos da Saúde; Contrato de Programa Mercado Público de Lages e dentre outros assuntos sobre a situação dos projetos e Emendas Parlamentares.

A diretora executiva do Consórcio Intermunicipal de Saúde Beatriz Montemezzo apresentou a equipe aos prefeitos, falou das metas para este ano e sobre a compra conjunta de medicamentos aos municípios por licitação consorciada. Foi aberto espaço também, para equipe do Samu falar sobre apoio dos municípios nas demandas do helicóptero Águia, que não tem equipe médica própria.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário