Notícia no Ato

Equipe da prefeitura aproveita movimento calmo de domingo para iniciar recomposição asfáltica na avenida Papa João XXIII

Reperfilagem, correção integral dos defeitos da pista e colocação de nova camada asfáltica ao longo de 2,2 quilômetros, partindo do antigo Seminário Diocesano, onde funcionava a Uniasselvi, até o entroncamento com a BR-116, na Área Industrial

Enquanto a maioria dos lageanos descansa neste terceiro domingo de fevereiro, dia 16, para a prefeitura é dia de trabalho normal e hora de aproveitar o baixo fluxo de veículos no final de semana, o que difere nos horários de pico em dias úteis, para atender com agilidade a uma demanda de infraestrutura pela população que acessa a região alta da cidade rumo aos bairros e loteamentos Santa Mônica, Caroba e Boqueirão, entre outros, bem como as rodovias BR-116 e 282, ou o inverso, em direção ao centro de Lages. Mesmo com garoa e tempo instável na manhã de domingo, operários da Secretaria do Planejamento e Obras começaram as atividades de recuperação da pavimentação asfáltica da avenida Papa João XXIII, no bairro Petrópolis, com mão de obra, maquinário e recursos financeiros próprios do Município, estes provenientes do Programa Minha Rua Melhor.

Agentes da Diretoria de Trânsito (Diretran) auxiliaram na organização, sinalização, controle de passagem e prestação de informações aos condutores de veículos, pois o tráfego de veículos foi estabelecido em meia pista. A obra deve se prolongar por 12 a 15 dias, e os motoristas não precisam se preocupar, pois não haverá interdição total de pistas, apenas parcial. Se preferirem, à medida que os serviços avancem, os condutores podem tomar alternativas para sua comodidade e garantir ainda mais a segurança também dos servidores. No pacote de atividades estão reperfilagem, correção integral dos defeitos da pista e colocação de nova camada asfáltica ao longo de 2,2 quilômetros, partindo do antigo Seminário Diocesano, onde funcionava a Uniasselvi, até o entroncamento com a rodovia BR-116.

Pela manhã de domingo iniciou a reperfilagem com a implantação de uma camada fina de asfalto para emparelhamento da via, e nesta segunda-feira (17) irão iniciar os serviços de colocação do material de restauração definitiva do pavimento. As pinturas de sinalização de trânsito serão feitas pela Diretoria de Trânsito (Diretran), com o novo triciclo TA01 diesel, e utilização de equipamento de pintura e demarcação viária acoplado, recém comprado pela prefeitura, bem como será feita a colocação de placas (sinalização vertical). Em 2019, servidores da Defesa Civil realizaram serviços de melhorias na avenida, como com o corte de dezenas de árvores no trecho a ser asfaltado novamente na revitalização, contribuindo diretamente para a visibilidade e segurança de motoristas e passageiros.

Uma vida de alto fluxo e essencial

Os servidores têm seu trabalho supervisionado pelo prefeito Antonio Ceron e pelo secretário do Planejamento e Obras, João Alberto Duarte. A nova capa asfáltica proporcionará o reparo completo de desníveis, ondulações, rachaduras e buracos da via, melhorando a mobilidade do local, sobretudo, irá satisfazer os condutores de carros que se deslocam pela avenida Papa João XXIII para trabalhar, estudar, levar os filhos à escola ou mesmo visitar familiares e amigos em pontos diferentes da cidade . “A Papa João XXIII é um dos principais meios de ligação à parte alta de Lages e vice-versa, em direção ao Centro. Tem alto fluxo, curvas e aclive, e assim como a avenida João Pedro Arruda e o trecho da BR-282, na altura do Parque da Saudade, é utilizada diariamente para estas finalidades, por onde trafegam milhares de veículos, e o Município vem corresponder a uma reivindicação de entendimento unânime, e disponibiliza um asfalto de boa qualidade com alta e longa durabilidade”, reitera o prefeito Antonio Ceron. Por sua vez, João Alberto justifica: “Os custos são reduzidos com expressividade por se tratar de uma obra realizada por servidores de equipe própria do Município.”

Ressalte-se que a primeira parte da Papa João XXIII foi restaurada há quase cinco anos, partindo-se do cruzamento com a avenida Belizário Ramos (Carahá).

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário