Notícia no Ato

Mais uma escola municipal adere à rede de segurança escolar

O objetivo do programa da Polícia Militar é tornar o ambiente escolar mais sadio e menos violento, focado no aprendizado, minimizando os riscos de desordem

Há três anos uma parceria entre a Prefeitura de Lages, através da Secretaria Municipal de Educação e a Polícia Militar de Santa Catarina vem trabalhando para dar mais sensação de segurança às comunidades escolares e desenvolver ações preventivas. Nesta quarta-feira (19 de fevereiro) foi a vez da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Osni de Medeiros Régis, do bairro Tributo, aderir ao programa Rede de Segurança Escolar.

A solenidade contou com a presença do prefeito Antonio Ceron e do comandante do 6º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Alfredo Nogueira, de pais e alunos da escola. A instituição foi contemplada com uma placa, simbolizando que a partir de agora passa a fazer parte do programa e estará sendo monitorada. “Fico muito contente ao ver a abrangência e comprometimento da Polícia Militar com todos os assuntos relacionados à segurança da população. Destaco também o Proerd, que vem fazendo um excelente trabalho para manter nossas crianças longe das drogas”, comenta o prefeito Ceron.

Atualmente 22 escolas são monitoradas pela Rede de Segurança Escolar, tanto municipais como estaduais. A meta para este ano é aumentar este número, inserindo outras instituições no programa. “Esta parceria é fundamental para a segurança em nossas escolas. Em todas as situações em que precisamos da atuação da Polícia Militar estiveram sempre presentes. Temos vários outros projetos juntamente com eles, como o Proerd. Tudo que se investe na ação preventiva evita situações desagradáveis no futuro. Hoje em dia a polícia não é somente punitiva, mas colaborativa e esta mensagem mudou o olhar da comunidade”, ressalta a secretária da Educação, Ivana Michaltchuk.

Segundo o tenente-coronel Alfredo, o objetivo do programa é tornar o ambiente escolar mais sadio e menos violento, focado no aprendizado, minimizando os riscos de desordem. “Temos tido ótimos resultados. Percebemos a redução dos indicadores de violência através das ações preventivas e isso aumentou a relação de confiança da comunidade com a polícia”, destaca o comandante.

Também foi realizado o ato de entrega de elogios aos agentes da polícia, como forma de reconhecimento à atuação de cada um no combate ao crime e atendimentos de ocorrências na comunidade.

O que é Rede de Segurança Escolar?

A Rede de Segurança Escolar é um programa institucional da Polícia Militar, que tem por objetivo desenvolver ações policiais militares junto à comunidade escolar, prestando serviços de apoio e de consultoria de segurança escolar, de assessoramento e atendimento com base em aspectos estruturais e não estruturais das unidades de ensino.

O programa será institucionalizado em duas etapas, as quais possuem objetivos bem definidos: a primeira, com o intento de criar e fortalecer vínculos junto à comunidade escolar; e a segunda, de prestar consultoria com base nas estratégias de prevenção situacional e prevenção através do desenho urbano.

Texto: Aline Tives/Fotos: Toninho Vieira

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário