Notícia no Ato

Secretaria Municipal de Saúde adota medidas administrativas de combate ao Coronavírus

A Prefeitura de Lages, através da Secretaria Municipal de Saúde adota a partir de hoje até o dia 30 de março, medidas de cunho administrativo e de atendimento ao público em geral, diante da emergência gerada pela pandemia do Coronavírus, as quais farão parte de decreto a ser assinado ainda nesta quarta-feira, 18 de março, pelo prefeito Antonio Ceron

Está sendo adotado um plano de atendimento (suporte) telefônico à população, através de vários ramais da Secretaria Municipal de Saúde. Treinamento de pessoal para este serviços já iniciou nesta quarta-feira (18 de março).

Os profissionais da Secretaria da Saúde (administrativos) que atuam nos serviços que serão suspensos até dia 30 de março, serão alocados para outras áreas de atendimento e suporte emergenciais.

A Secretária da Saúde, Odila Waldrich orienta no sentido de que nos supermercados, farmácias e demais estabelecimentos que prestam serviços essenciais à população, haja controle de acesso de pessoas, evitando-se assim aglomerações de gente em ambientes fechados.

Profissionais de saúde com idade acima de 60 anos deverão ser suspensos de suas atividades, desde que se enquadrem nos grupos de riscos conforme protocolos de combate a COVID-19.

Quais os serviços serão mantidos e quais serão suspensos?

Estarão suspensos até o dia 30 de março os serviços terceirizados de atendimento eletivo, clínicas de fisioterapias, psicoterapias, médico-especializadas, odontológicos. Já os serviços de apoio para diagnósticos em geral, de imagens, laboratórios de análises clínicas deverão ser mantidos com controle de acesso nos ambientes fechados, evitando-se aglomerações.

Na Policlínica

Estarão suspensos os atendimentos e consultas eletivas, eletros (exames). Os atendimentos aos pacientes com curativos especiais serão mantidos, mas não terá transporte pela prefeitura.

No CEASM

Continuam normalmente os atendimentos de rotina para gestantes (sem acompanhantes). Os demais atendimentos todos suspensos.

Cresça Melhor

Serão mantidos normalmente os atendimentos para teste do pezinho e programa de nutrição e fórmulas especiais, incluindo serviço de nutricionista e serviço social.

Nos CAPS (CAPS i, CAPAS ad, CAPS II)

Estarão cancelados atendimentos de grupo e eletivos (consultas). E serão mantidos os atendimentos emergenciais e a renovação de receitas.

No Centro de Especialidades Odontológicas  

Suspensos todos os atendimentos.

CEREST

Manterá esforços para a fiscalização do cumprimento do decreto 515/2020 do Governo do Estado de Santa Catarina.

Na Central de Atendimento

Serão mantidos serviços da Farmácia Básica e alguns outros atendimentos, com restrição e controle do acesso de pessoas no ambiente, das 8 horas às 17 horas (exceto a regulação).

O processo de regulação realizado pelos médicos acontece normalmente, mas remotamente via sistema de informação. Também serão mantidos atendimentos para pacientes com solicitações de consultas e exames vinculados à Unacon (Unidades de Tratamento em Oncologia). Leites especiais continuarão sendo distribuídos para o programa Cresça. Continuam normalmente as solicitações de medicamentos de Alto Custo.

Estarão suspensos atendimentos na regulação ambulatorial eletivos, com exceção das solicitações de exames classificados como urgentes serão autorizados e entregues aos pacientes. Suspensas as viagens de TFD.

Suspensos serviços de assistentes sociais para solicitações de próteses, óculos, entre outros.Estarão suspensos atendimentos do Núcleo de Demandas em Saúde.

Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS)

Todos os esforços serão mantidos para atendimento de casos urgentes e para as gestantes (sem acompanhantes). As vacinas continuam normalmente nas UBS com vacinadoras.

Estarão suspensos, nas Unidades de Saúde, as novas solicitações de agendamento de consultas, as consultas agendas (odontológicas, enfermagem e médica), os procedimentos ambulatoriais (exames citopatológicos – preventivos e testes rápidos), as visitas de agentes de saúde e da equipe técnica.

NO SAD (Atenção domiciliar)

Monitoramento por telefone dos serviços de atenção domiciliar e o atendimento aos pacientes que já fazem parte do programa serão atendidos em casos de urgência.

Vigilância Epidemiológica

Continua normalmente a vacinação e as dispensações de medicamentos, bem como os atendimentos para gestantes, e para casos graves e novos casos. Estarão suspensos atendimento de grupos. Suspenso atendimento no Laboratório de Águas.

Vigilância Sanitária

Atendimentos suspensos, sendo que os serviços de suporte a sistemas de informação serão realizados remotamente por telefone. O setor administrativo funcionará, evitando-se aglomerações no setor.

Todos os esforços, nesta área, é para o cumprimento do decreto estadual 515/2020.

Na UPA

Continuam as atividades normais de atendimento ao público, priorizando-se situação de urgência e emergência. Serão evitadas as trocas de sondas e curativos, principalmente nos horários em que as Unidades Básicas de Saúde estejam em funcionamento.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário