Notícia no Ato

Coronavírus: Secretaria Municipal da Saúde lança aplicativo com direito a chat e Prefeitura de Lages mantém interação diária com seguidores nas redes sociais

 

O app da Saúde já pode ser baixado em aparelhos dos sistemas Android e IOS

A velocidade da passagem e da recepção das informações provoca um fenômeno de interatividade em milésimos de segundo. E o celular, ferramenta que deveria ser usada na palma da mão somente para o bem, nem sempre está a serviço da coletividade. À medida do crescimento dos casos do novo coronavírus, gerador da doença Covid-19, nascem também, a cada instante, informações infundadas que, em vez de contribuir para a conscientização da comunidade, fazem o caminho inverso e acabam atrapalhando o esclarecimento correto.

Um dos meios encontrados pela Prefeitura de Lages, através da Secretaria Municipal da Saúde, para ir de encontro à luta contra notícias falsas e aplicativos de download que podem “roubar” dados dos usuários, conhecido como cibercrime, bem como os vírus, foi o desenvolvimento do aplicativo gratuito Covid-19 Lages, contido por informações oficiais e canais de emergência e atendimento, “com evolução em tempo real”, como alega o diretor de Gestão da Informação da Secretaria da Saúde, Claiton Camargo de Souza.

A Secretaria Municipal da Saúde lançou, nesta quinta-feira (19 de março), o aplicativo (app) desenvolvido junto aos parceiros Grupo Nova, Nova TV e Nova Tech, em que haverá um chat em tempo real com suporte prestado pelos mesmos atendentes que sanam dúvidas da população na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Maria Gorete dos Santos 24 horas por dia. Funcionará a partir do final da tarde desta quinta, às 17h, como um canal de informação sobre o combate ao Covid-19 em Lages e no Estado de Santa Catarina, como explica o Núcleo de Tecnologia da Informação da Secretaria da Saúde de Lages.

O objetivo é ser uma fonte confiável de navegação para se obter informações reais: Covid em tempo real, serviços abertos e fechados, telefones úteis, emergência, denúncia, notas oficiais, dicas (explicação sobre o vírus, sintomas, formas de transmissão e tratamento), últimas notícias e informe. No aplicativo há a divulgação do serviço do número 136 (Disque Saúde), do Ministério da Saúde (MS), além do site saude.gov.br/coronavirus.

O aplicativo pode ser baixado nos seguintes links: http://bit.ly/2Uj2J9P (para Android direto) e http://bit.ly/2IWVE9R (para IOS direto). Entretanto, também será possível a instalação através das lojas de aplicativo PlayStore e AppStore em alguns dias.

Autoavaliação digital

O Ministério da Saúde (MS) lançou o app Coronavírus – SUS, que comunica informações sobre a Covid-19 e realiza uma triagem virtual, indicando se é necessário ou não a ida a hospitais. O link para Android é https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.datasus.guardioes e para IOS é https://apps.apple.com/br/app/coronav%C3%ADrus-sus/id1408008382. “Estes dias têm sido de correria e reflexão, mas não podemos e nem vamos perder a nossa fé, pelo contrário, vamos fortalecê-la junto de nossas famílias neste tempo de isolamento social. A solidariedade está em evidência, pessoas levando alimentos, como perecíveis e frutas, aos seus vizinhos idosos, assim como remédios que não podem faltar. E contamos com a ajuda das pessoas amparar também os nossos amigos das estradas, caminhoneiros que abastecem o país de ponta a ponta. Uma outra missão é combatermos diuturnamente as notícias falsas que não contribuem em nada. É nosso papel ir atrás, investigar e retratar equívocos digitais alheios, se assim possível for, visando o lado certo”, justifica o prefeito Antonio Ceron.

Prefeitura de Lages conectada com o cidadão

Desde o final da tarde desta quarta-feira (18 de março), a prefeitura de Lages tem transmitido ao vivo (live), em sua página no Facebook, (www.facebook.com/prefeituradelages) entrevistas com autoridades e especialistas em saúde sobre o coronavírus, além de eventos salutares do tema, como entrevistas coletivas à imprensa. O público pode ficar à vontade e participar com perguntas e comentários. Nesta quinta-feira (19) será a vez do secretário executivo da Defesa Civil, Jean Felipe de Souza.

Várias vezes, todos os dias, são disponibilizadas informações atualizadas a respeito de estatísticas da doença, dicas, avisos de suspensão de serviços públicos e alertas de utilidade pública e urgentes aos internautas. A fanpage da Prefeitura tem 40 mil curtidas. No Instagram da prefeitura, com dez mil seguidores, também é possível estar por dentro de notícias atuais sobre o coronavirus.

Na presença de tosse, febre e dificuldade respiratória, o cidadão deve informar imediatamente à Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Maria Gorete dos Santos pelos números 3251-7601 ou 3251-7602. Atendimento feito 24 horas por dia.

Os números de agora

Em nível de Brasil, as secretarias de Estado da Saúde contabilizam 540 infectados em 20 Estados e no Distrito Federal. O mais recente balanço do Ministério da Saúde (MS) registra 428. São sete mortos no Brasil (cinco em São Paulo e dois no Rio de Janeiro). Houve fechamento de fronteiras para conter o avanço da pandemia.

Em Santa Catarina são 20 casos confirmados pela Secretaria de Estado da Saúde, 346 sob investigação e 47 descartados, e em Lages existem apenas oito suspeitas. O Estado de Santa Catarina teve registro de transmissão comunitária do vírus e, por isto, o governo decretou situação de emergência. A situação de contágio é grave, com destaque para Itália, França, Espanha, Portugal e Irã.

Texto e fotos aplicativo no celular: Daniele Mendes de Melo

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário