Notícia no Ato

Coronavírus: Lages é a referência na Serra Catarinense no combate ao Covid-19

 

O Tito Bianchini será reaberto para atender não somente os lageanos, mas também toda a região

Lages, cidade polo na Serra Catarinense, elo forte na economia, ponto de apoio na área da saúde e em diversos outros setores, não seria diferente em um dos maiores combates de sua história. Todos se unem na luta contra um inimigo invisível, mas que assusta o mundo. O Município foi pioneiro entre os 18 que integram a Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures) na instituição de um Gabinete Emergencial que atua de maneira dinâmica e eficiente no acompanhamento e prevenção à doença.

Desde então, várias providências vêm sendo tomadas, assim como decretos municipais assinados, pelo prefeito Antonio Ceron, no intuito de prevenir e conter a disseminação do vírus. Uma das medidas concretas e de grande efeito será a reabertura do antigo Pronto Atendimento Municipal Tito Bianchini, localizado no Centro, que se transformará em um Hospital de Triagem para atender aos pacientes com suspeita de contaminação pelo novo Coronavírus. “O Tito Bianchini será reaberto para atender não somente os lageanos, mas também toda a Serra Catarinense. Vamos priorizar os atendimentos aos suspeitos da doença Covid-19 de toda a população serrana. Esperamos que este trabalho de parceria que estamos desenvolvendo seja exemplo também às demais regiões do Estado”, diz a Secretária Municipal da Saúde de Lages, Odila Waldrich.

Uma reunião com todos os prefeitos da Amures foi realizada por videoconferência, respeitando os protocolos de prevenção e ao decreto que orienta evitar aglomerações de pessoas. Foram definidas ações para a próxima semana, dentre elas a agilidade na instalação do Hospital de Triagem. “Estamos providenciando equipes, materiais básicos, medicamentos e tudo o que for necessário para um bom atendimento aos pacientes de toda a região”, afirma o prefeito Ceron.

A secretária municipal de Saúde, Odila Waldrich, é coordenadora da Comissão Intergestora Regional (CIR), grupo que reúne todos os secretários municipais de saúde da região serrana, e representante da Serra na Comissão Intergestores Bipartite (CIB), constituída por secretários estaduais e municipais de Saúde que se reúnem para tomar as decisões. “O propósito da gestão do prefeito Antonio Ceron sempre foi trabalhar pela Serra Catarinense, considerando as dificuldades de aporte de recursos que muitos municípios enfrentam. Sempre optamos por trabalhar em conjunto, em todas as ações e temos tido êxito nos resultados”, finaliza a secretária.

Texto: Aline Tives

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário