Notícia no Ato

Coronavírus: Prefeitura providencia a higienização e sanitização de ambientes públicos e unidades de saúde de Lages

O trabalho consiste de lavação de praças e do Terminal Urbano e também a desinfecção com produto químico apropriado de praças, postos de saúde, UPA, hospitais e clínicas

 

A Prefeitura de Lages, através da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente, está fazendo a higienização e a desinfecção (sanitização) de todas as unidades de saúde pública do município, bem como hospitais, clínicas e as principais praças da cidade, trabalho este que faz parte do combate ao novo Coronavírus (COVID-19).

Neste primeiro momento, segundo explica o secretário municipal, Eroni Delfes Rodrigues, está sendo feita uma aplicação de produto desinfetante à base de amônia, o Combacter Pro 800, o mesmo utilizado pelas prefeituras catarinenses de Rio do Sul e Jaraguá do Sul. “Nós procuramos adquirir este produto, já há alguns dias, mas ele estava em falta no mercado. Recentemente uma empresa dedetizadora de Lages conseguiu comprar o Combacter Pro 800 e a contratamos para o serviço em caráter emergencial, sendo que a verba para cobrir o serviço virá da Secretaria da Saúde, mais precisamente da Vigilância Sanitária”, disse o secretário de Serviços Públicos e Meio Ambiente.

O prefeito Antonio Ceron explica que a ação de limpeza, em si, compreende a lavação e desinfecção de pisos, calçadas e os ambientes internos das unidades de saúde, hospitais e clínicas, bem como dos ambientes de praças e do terminal urbano.

Quanto a quantidade de aplicações que deverão ser feitas, Delfes falou que será de acordo com a necessidade e a evolução do quadro de disseminação do novo Coronavírus. “Em princípio estamos fazendo esta primeira aplicação, outras dependerão do quadro evolutivo de proliferação do vírus”, disse.

Na manhã desta terça-feira (24 de março) já foi feito serviço de sanitização da UPA, do Hospital Nossa Senhora dos Prazeres e do Terminal Urbano de Transporte Coletivo, o qual também foi lavado com água esguichada, trabalho realizado por equipe da Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente. Já o trabalho de sanitização, aplicação do produto Combat Pro 800, é feito por pessoal especializado da empresa dedetizadora contratada pela Prefeitura.

Delfes disse também que os serviços normais, tais como varrição de ruas e limpeza em geral das vias públicas e praças da cidade, continuam sendo executados pelas equipes próprias da Secretaria municipal.

Combacter Pro 800

É um desinfetante à base de amônia quarternária indicada para desinfecção e higienização de paredes e pisos, instalações e equipamentos.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário