Notícia no Ato

Assistência Social reabrirá os oito CRAS’s do município nesta quarta-feira em período especial

Os serviços serão disponibilizados em caráter diferenciado de horário para a segurança, maior comodidade às famílias e precaução ao vírus: do meio-dia às 18h

Apesar de o distanciamento do convívio social, repetidamente ouvido nas ruas como isolamento coletivo, ser citado como a forma mais eficiente no combate ao alastramento do novo Coronavírus, gerador da doença Covid-19, altruísmo e senso de solidariedade não podem faltar para enfrentar esta peculiaridade jamais vista no planeta com tamanha dimensão e sentida ao mesmo tempo por bilhões de habitantes em centenas de países mundo afora. O calor humano pode ser transmitido de várias formas e gestos, em um sorriso e uma conversa rápida pela tela do aparelho celular, ao perguntar se está tudo bem, ou ao alcançar um prato de comida a quem sente fome, sem apagar a chama do alento ao próximo. Um dos vieses de proteção social da população em vulnerabilidade econômica e social, na administração pública, compreende a Secretaria Municipal da Assistência Social e Habitação, da Prefeitura de Lages, que tomou uma série de medidas emergenciais e de intensificação de seu trabalho para atender a comunidade que mais precisa do Poder Público nesta hora.

A iniciativa Assistência Social em Ação presta atendimento às famílias com equipes dos oito Centros de Referência de Assistência Social (CRAS’s) e dos três Centros de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS’s), no Centro e nos bairros Centenário e Coral, pois conhecem a realidade das regiões periféricas. E para retomar a abrangência da cobertura ao atendimento às famílias foi decidida nesta terça-feira (31 de março), pelo prefeito Antonio Ceron, e pelo secretário da pasta municipal, Jean Pierre Ezequiel, a reabertura dos oito CRAS’s de Lages a partir desta quarta-feira (1º de abril), fixados em praticamente todas as partes da cidade – Popular, Centenário, Penha, Tributo, Santa Mônica, Bela Vista/Promorar, Conta Dinheiro e Gralha Azul. Os serviços serão disponibilizados em caráter especial de horário para a segurança, maior comodidade à população e precaução ao vírus: do meio-dia às 18h. A Secretaria oferece, ainda, a receptividade de demandas através do Plantão Social, uma central telefônica em funcionamento de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, e aos sábados das 8h ao meio-dia, pelo número 3019-7460 e por WhatsApp: 98422-1670.

Ao lado desta, outras operações foram estipuladas, e serviços já existentes, expandidos. No abrigo temporário montado emergencialmente no Centro de Atenção Integral à Criança (Caic) Nossa Senhora dos Prazeres, bairro Santa Catarina, em apenas seis dias já foram atendidas 200 pessoas em situação de rua, cidadãos sem residência fixa. Eles são acolhidos no local no intervalo entre 19h e 7h do dia seguinte.

Têm direito a usufruir de quatro refeições por dia – café da manhã, almoço, lanche e jantar. Almoço e café da tarde são refeições servidas no Centro POP, no bairro Copacabana, onde já são atendidos habitualmente. Café da manhã e jantar são no próprio Caic.

O cardápio do almoço e jantar é reforçado para contribuir com a imunidade biológica a doenças, pratos balanceados com ingredientes nutritivos. Café, suco, sanduíche e frutas reforçam o organismo. Os servidores utilizam máscara e luvas para ter este contato de intermediação na entrega dos recipientes das refeições.

O Caic possui uma estrutura montada provisoriamente com colchonetes, cobertores e edredons para pernoite com prudência e livre do risco do contágio pelo Coronavírus enquanto estas pessoas estão abrigadas. Em torno de 30 pessoas são recebidas por dia, as quais são beneficiadas com todas as atitudes de higienização organizadas pelos profissionais da Assistência Social. Os jogos de cama, dos quais fazem parte lençóis e capas de travesseiro, são lavados diariamente e aos cidadãos é disponibilizado um kit de higiene pessoal, composto por escova e creme dentais, sabonete e toalha. Elas têm acesso a banho, fundamental para a higiene do corpo e como meio de prevenção à Covid-19. E nesta convivência com distância entre si, os abrigados, por alguns instantes, reservam um tempo para orações, demonstrando sua fé e em agradecimento às ajudas. “Uma das principais definições neste tempo de pandemia foi a implantação do alojamento dormitório no Caic. As pessoas que não têm uma família para contar e nem onde se proteger para fugir do perigo do contágio nas ruas devem se dirigir a uma destas nossas estruturas. Nosso desejo é que esta fase delicada passe e possamos retomar nossa rotina e tentar recuperar o tempo perdido. Com os impactos da crise atenuados. Por enquanto nosso conselho à população é que fique em casa, pois todo este esforço será recompensado em saúde. Não podemos facilitar. Vamos todos sermos mais solidários, mais dedicados à dor do outro, mais sensíveis”, recomenda o prefeito Antonio Ceron.

O secretário da Assistência Social e Habitação, Jean Pierre Ezequiel, pontua a tranquilidade essencial para atravessar esta situação. “A pandemia mundial faz a gente fazer uma análise introspectiva e avaliarmos que precisamos, mais do que nunca, uns dos outros. Jamais deixaríamos nossa comunidade à deriva e com a reabertura dos CRAS’s poderemos ouvir e dar encaminhamentos corretos e assertivos. Pedimos a todos calma e confiança em dias melhores, e estaremos aqui para servir e procurar atender da melhor maneira dentro das nossas competências.”

Manutenção dos equipamentos sociais

A normalidade dos mecanismos de suporte à comunidade está mantida e passa por adaptações quando necessário. No Acolhimento POP, serviço permanente instalado na rua Frei Gabriel, Centro, são oferecidas quatro refeições, banho e pernoite, onde estão 34 pessoas para quem são abertas opções de atividades didáticas, de integração e reflexão, e oficinas, além do atendimento por psicólogos e assistentes sociais. Já no Centro POP, situado na rua São Joaquim, bairro Copacabana, são servidos café da manhã e almoço todos os dias da semana, agora incluindo sábados e domingos, bem como os agraciados podem tomar banho no local. Em torno de 70 refeições são servidas atualmente no método de retirada de marmitas para coibir aglomerações na parte interna da casa. No Centro POP também existem trabalhos de entretenimento e ensinamentos sobre vários aspectos da vida. Crianças e adolescentes permanecem com o apoio prestado nos abrigos dos bairros Santo Antonio e Guarujá.

A padaria da prefeitura, localizada no bairro Universitário, não cessa suas atividades e continua produzindo pães e outros quitutes para distribuição às entidades sociais. Na Cozinha Comunitária do bairro Guarujá o almoço é servido em marmitas para as famílias, evitando aglomerações de pessoas, prevenindo a propagação do Coronavírus. “A alimentação e uma palavra amiga não se deve negar a ninguém. Estamos falando de homens trabalhadores de mãos calejadas, pais de família, mulheres batalhadoras e crianças indefesas. Milhares de pessoas estão sem saber direito o que fazer, como vai ficar seu salário com todas essas turbulências, se vai ter prato cheio na mesa. Nós estamos fazendo a nossa parte ajudando com o básico e dividindo esperança”, resume Jean Pierre Ezequiel.

Texto: Daniele Mendes de Melo

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