Notícia no Ato

Centro de Triagem da Covid-19 atende mais de cem pessoas na primeira semana de trabalho

Coronavírus: Nesta central os pacientes são avaliados pela equipe médica e os casos mais graves de suspeita do Coronavírus são encaminhados para internamento hospitalar. No hospital é que poderá ser feita a coleta de material para exame junto ao Laboratório Central, em Florianópolis

No período de 30 de março a 3 de abril, o Centro de Triagem da Covid-19 instalado no antigo Pronto Atendimento Tito Bianchini, no Centro, pela Prefeitura de Lages, em parceria com demais entidades e órgãos, registrou 128 atendimentos de pacientes.

O encaminhamento dos pacientes que apresentam os sintomas para o novo Coronavírus pode ser realizado pelas Unidades Básicas de Saúde, SAMU ou Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Mas a maioria das pessoas que procuram este local de triagem é por própria iniciativa.

O atendimento neste Centro é feito inicialmente no lado de fora (área externa, em uma tenda da Defesa Civil Municipal), sendo que aqueles pacientes diagnosticados com síndrome gripal leve são encaminhados para suas casas. Já quem apresentar estado gripal moderado ou grave (com suspeita da Covid-19) é estabilizado, no interior do Centro de Triagem, e dali é encaminhado para internamento hospitalar.

“No hospital é coletado material para exame específico da Covid-19 e encaminhado para o LACEN, em Florianópolis, cujo resultado sai, geralmente, em 72 horas. Mas estão sendo registrados atrasos nestes resultados pela grande demanda”, explica a diretora de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, Francine Formiga.

Atendimento 24 Horas

As equipes médicas do Centro de Triagem da Covid-19 atendem em sistema 24 Horas, em quatro turnos, sendo dez profissionais por turno. A enfermeira Francine Formiga é coordenadora desta central e o doutor Leonardo Coelho o responsável técnico.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário