Notícia no Ato

Rio Rufino quer zerar incidência de tuberculose e brucelose bovina

Diante à necessidade do cumprimento da legislação que regulamenta a qualidade do leite produzido e entregue à indústria, a Associação de Desenvolvimento União Familiar (ADUF), buscou a parceria com a prefeitura de Rio Rufino, Associação de Produtores Rurais Rios Terra e a Epagri, para a implantação do laboratório de análise de zoonoses bovinas.

A unidade tem a capacidade de realizar cerca de 150 exames de brucelose por mês, doença infecciosa que pode ser transmitida dos animais aos humanos, através do consumo de leite não pasteurizado, produtos lácteos contaminados, carne malpassada e seus subprodutos.

Na construção da parceria cada entidade teve um papel fundamental na implementação do serviço prestados aos produtores rurais no controle e erradicação da brucelose e tuberculose do rebanho bovino.

De acordo com o médico veterinário da Associação Rios Terra, Leandro Lopes, a ideia do laboratório foi para cumprir exigências sanitárias do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA.

A prefeitura cedeu uma sala equipada para abrigar o laboratório e fornece os reagentes necessários para a realização dos exames. Segundo o prefeito Thiago Costa, é questão de saúde pública erradicar a brucelose e tuberculose no rebanho bovino. A ADUF, financiou através de recursos do governo do Estado, do Fundo de Desenvolvimento Rural-FDR, a compra dos equipamentos utilizados para a realização dos exames.

Com isso vem diminuindo a incidência e a permanência de focos de tuberculose e brucelose nas propriedades. “Santa Catarina é reconhecida mundialmente pelo controle da aftosa sem vacinação e um dos estados com menor taxa de tuberculose e brucelose do Brasil, com registro da doença em menos de 1% do rebanho. Em Rio Rufino estamos fazendo nossa parte buscando erradicar essas doenças”, destaca o prefeito Thiago Costa.

Nesta parceria onde o objetivo é beneficiar os produtores rurais, os custos para a realização dos exames são irrisórios. O produtor desembolsa apenas o custeio de materiais, ficando muito mais acessível a realização dos exames em seu rebanho.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário