Notícia no Ato

PJSC abre por Lages rodada de reuniões virtuais com juízes e servidores da região serrana

O presidente do Poder Judiciário de Santa Catarina, desembargador Ricardo Roesler – acompanhado do 1º vice-presidente da Corte, desembargador João Henrique Blasi, e da corregedora-geral da Justiça, desembargadora Soraya Nunes Lins, dos juízes auxiliares da Presidência, juiz-corregedor e assessores -, iniciou na manhã desta segunda-feira (18/5) a série de encontros virtuais com magistrados e servidores das comarcas da Serra catarinense. Os encontros têm como objetivo ouvir e conhecer as demandas locais em relação à infraestrutura, gestão de pessoas e jurisdição.

Pela manhã, a videoconferência foi com os magistrados da comarca de Lages. No período da tarde, a conversa contou com a participação dos juízes das comarcas de São Joaquim, Urubici, Bom Retiro e Otacílio Costa. Em sua fala, Roesler reforçou o compromisso de fazer uma gestão baseada no diálogo e integração. “Saber como é a realidade de cada comarca e ouvir quem faz parte dela ajudarão a nortear os três eixos prioritários elencados pelos dirigentes do Judiciário, que são a informação, integração e inovação”, frisou.

Nos meses de fevereiro e março, a cúpula visitou comarcas das regiões Norte e Oeste de do Estado para saber sobre infraestrutura, gestão de pessoas e jurisdição. Por conta do cenário atual, que exige cuidados com a saúde e, especialmente, o distanciamento social, na Serra os encontros estão sendo realizados de forma virtual, com a utilização da plataforma PJSC-Conecta. Os desafios em relação à pandemia do coronavírus também estiveram na pauta. O diretor do fórum da comarca de Lages, juiz Ricardo Alexandre Fiúza, avaliou positivamente o encontro. “Foi ótima a oportunidade de aproximação, por iniciativa da Presidência do Tribunal de Justiça, com a utilização da tecnologia disponível, observadas as restrições desta época de crise. As demandas da comarca de Lages foram encaminhadas antecipadamente, sendo discutidas por ocasião do encontro, com a participação dos magistrados, aguardando-se a posterior definição pelo Tribunal. Também foi possível explicitar o trabalho realizado pela direção e secretaria do foro. O diálogo é indispensável para o aprimoramento do trabalho.”

Tanto o 1º vice-presidente quanto a corregedora-geral da Justiça destacaram a importância do encontro e se colocaram à disposição dos magistrados da região serrana. Já os juízes auxiliares da Presidência e o juiz-corregedor falaram sobre ações e projetos em andamento. Além disso, os dirigentes responderam às dúvidas enviadas antecipadamente pelos magistrados. “Foi muito bom poder ter esse diálogo com a cúpula do TJSC, pois dá transparência nos caminhos e decisões que estão sendo tomadas neste momento de excepcionalidade”, destaca o juiz Alexandre Takaschima, da 2ª Vara Criminal de Lages.

Para o diretor da comarca de São Joaquim, magistrado Ronaldo Denardi, o encontro foi proveitoso: “Essa aproximação com a direção do Tribunal de Justiça, neste momento difícil e angustiante, serve não só como lenitivo, mas sobretudo é importante para manter nosso moral erguido para o enfrentamento com coragem das inúmeras dificuldades presentes e das que se avizinham.”

Da mesma forma, a juíza da comarca de Urubici Renata Pacheco Mendes analisa a iniciativa da Presidência: “Esse tipo de encontro promove o sentimento de pertencimento à instituição, além de trazer direção e segurança neste momento de imprevisibilidade. Parabenizo o senhor presidente e seus auxiliares pela brilhante gestão e condução do trabalho neste momento de crise sanitária global. O resultado não poderia ser outro senão a posição de destaque nacional do Tribunal catarinense em produtividade.”

Nesta terça (19), a programação inicia às 10h, com os juízes das comarcas de Anita Garibaldi, Correia Pinto e Campo Belo do Sul. No período da tarde, às 15h, os magistrados da comarca de Curitibanos encerram a agenda de reuniões na Serra. Entre os dias 20 e 25 de maio, equipes técnicas do TJSC farão videoconferências com os servidores das comarcas de Lages, São Joaquim, Urubici, Bom Retiro, Otacílio Costa, Correia Pinto, Curitibanos, Campo Belo do Sul e Anita Garibaldi.

Equipes técnicas

Ainda para conhecer a realidade de cada comarca, equipes técnicas do Tribunal de Justiça vão se reunir virtualmente com os servidores da comarca de Lages e São Joaquim na quarta-feira (20), a partir das 10h; Otacílio Costa e Bom Retiro, na quinta-feira (21); Urubici e Anita Garibaldi, na sexta-feira (22); e Campo Belo do Sul, Correia Pinto e Curitibanos, no dia 25 de maio. Serão cinco encontros com cada comarca: um deles será do juiz auxiliar da Presidência Claudio Eduardo Regis de Figueiredo e Silva com os juízes locais; outro, dos integrantes da área de Tecnologia da Informação com TSIs; o terceiro encontro, da Engenharia com o chefe de secretaria; o quarto encontro será com as Diretorias de Gestão de Pessoas e Saúde – setores incluídos por conta do atual cenário; e o quinto será com os membros da Divisão de Apoio Judiciário e Asplan. Também participa dos encontros o assessor especial da Presidência Cleon Bassani Ribas.

Taina Borges
NCI/TJSC – comarca de Lages

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário