Notícia no Ato

Carmen defende aposentadoria especial para trabalhadores da saúde

A deputada federal Carmen Zanotto (Cidadania-SC) defendeu, nesta terça-feira (19), em reunião da Comissão Externa do Coronavírus, aposentadoria especial, com vencimento integral, para enfermeiros e demais trabalhadores da saúde que estão na linha de frente da pandemia da Covid-19.

Enfermeira de formação, a relatora da comissão disse que é importante que o Congresso Nacional possa iniciar imediatamente um esforço no sentido de construir uma legislação capaz de oferecer segurança aos milhares de profissionais que estão envolvidos no combate ao Covid-19.

“Essa questão precisa ser discutida com urgência. O Congresso Nacional precisa de um olhar especial para esses bravos brasileiros, que são a barreira entre a vida e a morte”, afirmou a parlamentar durante a teleconferência “Questões Previdenciárias na Pandemia”, que contou com a participação do presidente do INSS, Leonardo Rolim.

A deputada completou que a maioria de desses profissionais, são chefes de família, e são obrigados a conviver com a insegurança de serem contaminados. “Se vierem a óbito, eles deixarão suas famílias inteiramente desamparadas em função de não haver uma legislação que lhes dê segurança”, reforçou.

Carmen Zanotto falou, ainda, da exaustiva jornada de trabalho a que são submetidos esses profissionais, cuja situação foi agravada com a pandemia do novo coronavírus.

“Estão sendo infectados no ambiente de trabalho, na unidade de saúde. Os dados são alarmantes. Até agora a enfermagem contabiliza 140 óbitos. É justo que também seja integral a pensão por morte. Os afastamentos de trabalho também precisam ser analisados neste contexto da pandemia”, afirmou Carmen Zanotto.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário