Notícia no Ato

Colheita Feliz: Horta do bairro Universitário tem produção orgânica de hortaliças

“Agradecemos muito à Prefeitura por ter implantado a horta e sempre que precisamos de mudas e sementes de determinadas hortaliças somos prontamente atendidas pela equipe técnica do programa Colheita Feliz” – Margarete Antunes Araújo

O programa Colheita Feliz, da Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, já viabilizou a implantação de 50 hortas comunitárias, e uma delas é a do bairro Universitário, localizada no ponto de bifurcação das ruas Archilau Batista do Amaral e Sebastião Ramos.

Nesta horta, cultivada por Margarete Antunes Araújo e Elza Sardá, moradoras no Universitário há décadas, a adubação utilizada é a orgânica, produzida em espaço da própria área cultivada. “Aqui o adubo nós produzimos. Eu aprendi por meio do Lixo Orgânico Zero, do qual tenho a grata satisfação de ter acompanhado a equipe pioneira que desenvolveu este programa, na época em que trabalhava na Unidade Básica de Saúde do bairro Gethal”, conta Margarete.

Hoje, na horta, são cultivadas uma variedade de hortaliças, sobressaindo os legumes, verduras, aipim, temperos e chás: pimentão, tomate, alface, couve, abobrinha, cebola (várias espécies), rúcula, salsinha, manjerona, peixinho da horta, entre outras. Na horta da rua Archilau Batista do Amaral tem até um minhocário. “Serve para atender aquelas pessoas que gostam de pescar”, disse dona Margarete.

“Com a estiagem prolongada, temos de regar a horta diariamente e não tem sido fácil manter todos os canteiros cultivados. No início tinha mais moradores envolvidos no cultivo e com o tempo ficamos só em duas, eu e a dona Elza. Mas quando algum morador vem aqui e pede para levar um produto qualquer, nós cedemos”, fala Margarete.

“Agradecemos muito à Prefeitura por ter implantado a horta e sempre que precisamos de mudas e sementes de determinadas hortaliças somos prontamente atendidas pela equipe técnica do programa Colheita Feliz”, salienta a moradora.

O prefeito Antonio Ceron lembra que ações como esta, em parceira com a comunidade, melhoram a qualidade de vida de todos. “O Colheita Feliz é um ótimo exemplo onde a comunidade, de forma organizada, cuida de um espaço que antes estava ocioso e ainda produz alimentos saudáveis para o consumo em família”, ressalta o prefeito.

Texto e Fotos: Iran Rosa de Moraes

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário