Notícia no Ato

Prefeitura constitui estratégia de testes rápidos para novo Coronavírus e procedimentos devem iniciar em 1º de junho

A Secretaria da Saúde de Lages informa a previsão de chegada do material para 28 de maio, próxima quinta-feira, com início de testes para dia 1º de junho (segunda-feira). Os resultados parciais podem sair em 6, 13, 20 e 27 de junho, com resultado final previsto para 4 de julho

A Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria da Saúde, elaborou o plano de testagem populacional e o plano de testagem de grupos específicos, ambos por amostragem. Os objetivos são identificar possíveis casos positivos para Covid-19 em amostragem da população lageana e de grupos específicos, gerando valor estatístico para análise do cenário da pandemia no território, e subsidiar as tomadas de decisões no combate ao novo Coronavírus.

A metodologia está fundamentada em realizar dois mil testes rápidos IgG-IgM durante o período de cinco semanas, sendo 400 por semana, com intuito de identificar possíveis casos positivos para a Covid-19 em usuários não submetidos à testagem nos protocolos federais seguidos até o momento. A cada uma das cinco semanas serão realizados 400 testes, portanto, distribuídos 200 para o grupo 01 e 200 para o grupo 02, definidos pela estratégia.

O teste consiste em o profissional de saúde furar o dedo do paciente e coletar uma gota de sangue. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) explica que o IgM e o IgG são os resultados dos exames, as defesas (anticorpos) do organismo a um agente externo, como o vírus que provoca a Covid-19.

O valor unitário dos testes será de R$ 109, total investido de R$ 218 mil na modalidade de dispensa de licitação pelo motivo de tempo-resposta para execução da metodologia para validar o modelo matemático-estatístico. Os resultados dos grupos irão permitir estabelecer uma razão estatística para organizar um índice de “subnotificação” em Lages, possibilitando a projeção de casos confirmados, incluindo a análise dos grupos de maior exposição e contágio entre os testados. “A Secretaria da Saúde se reúne permanentemente para ajustar, criar e sistematizar procedimentos em favor da população nesta pandemia do novo Coronavírus, que tanto prejudicou a vida dos brasileiros e de pessoas que vivem em centenas de outros países. A prefeitura do município lançou a mobilização ‘Lages contra o Coronavírus’ e chama a atenção da comunidade para se manter os cuidados diariamente, não podemos flexibilizar ou relaxar as precauções, como o uso de máscara e álcool gel. A projeção é de que os 400 testes possam nos dar uma panorama maior da situação e vamos nos reunir em uma corrente de pensamentos otimistas e solidariedade para que esta onda passe e possamos contabilizar os prejuízos e planejar novos rumos na rotina da cidade”, espera o prefeito Antonio Ceron.

Conforme a metodologia houve a divisão em dois grupos:

– Grupo 01 (200 testes):

– Casos monitorados

– Familiares de confirmados

– Colegas de trabalho de confirmados

– Grupo 02 (200 testes):

– Usuários imunodeprimidos (Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA)

– Gestantes (Centro de Estudo e Assistência à Saúde da Mulher – Ceasm)

– Atendentes de serviços de saúde – clínicas e farmácias (Vigilância em Saúde)

– Servidores da Prefeitura de Lages com atendimento ao público (Secretaria da Administração)

– Trabalhadores do sistema funerário (Vigilância em Saúde)

– Garis e recicladores (Vigilância em Saúde)

– Comércio em geral (Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL)

– Supermercados e estabelecimentos alimentícios (Vigilância em Saúde)

– Pacientes do Hospital de Triagem

Cronograma

A Secretaria da Saúde de Lages informa a previsão de chegada do material para 28 de maio, próxima quinta-feira, com início de testes para dia 1º de junho (segunda-feira). Os resultados parciais podem sair em 6, 13, 20 e 27 de junho, com resultado final previsto para 4 de julho.

Boletim semanal atualizado de Lages ao meio-dia desta sexta-feira (22 de maio)

– 62 casos confirmados (12 pessoas contraíram o vírus em outros países ou Estados do Brasil e 50 em Lages. Todas as pessoas estão recuperadas ou em recuperação domiciliar);

– 22 pessoas em isolamento domiciliar;

– sem internações;

— 40 recuperados;

– sem óbitos;

– 13 casos suspeitos aguardando resultados (todos em isolamento domiciliar);

– 676 casos investigados (testados), lembrando que os 13 casos citados acima fazem parte desta estatística de 676;

– 161 casos monitorados (não testados);

– 601 casos negativados;

O portal www.lages.sc.gov.br/lages-contra-o-conovirus oferece informações completas sobre o vírus, notícias e o boletim de Lages atualizado. O acesso também pode ser pelo site oficial do Município (www.lages.sc.gov.br), clicando no banner à esquerda na home.

Texto: Daniele Mendes de Melo

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário