Notícia no Ato

Auxílio Emergencial: Segundo mutirão deve acontecer no sábado

A intenção é atender as pessoas que ainda estão com dúvidas sobre o cadastro e formas de saque do Auxílio Emergencial de R$ 600 do Governo Federal. O grupo de jovens Fraternidade Franciscana da Juventude, da Paróquia do Navio em Lages, está organizando o atendimento para a tarde do dia 30, das 14h às 17h.
A primeira ação ocorreu no dia 16 e os voluntários do grupo, atenderam mais de 200 pessoas, incluindo novos cadastros e consulta de situação do benefício. Além de orientação para cadastro e saque por meio do aplicativo Caixa Tem.
Dois motivos principais levaram os jovens a programar uma nova ação. O primeiro foi a pedido da própria comunidade, em especial do interior, que está programando a vinda para fazer o cadastro ou pedir orientações aos voluntários.  Em segundo, pelo Governo Federal ter ampliado a lista de beneficiários do auxílio. O Projeto de Lei 873/2020, aprovado e sancionado, foi publicado no Diário Oficial da União no dia 15 de maio e autorizou o pagamento do auxílio para mães menores de 18 anos.
Para a ação, o grupo está mobilizando uma estrutura com mesas, demarcação no chão com distanciamento mínimo de dois metros, além de álcool 70% para higienização das mãos e orientação para uso de máscara no local. E pede para a comunidade que compareçam ao local somente as pessoas que possam solicitar o benefício, portando os documentos e seguindo os critérios impostos pelo Governo.

– O cidadão deverá levar documentos pessoais que informem o nome, CPF, data de nascimento e nome da mãe. Todos os dados devem estar de acordo com a base da Receita Federal;
– O solicitante precisa ser maior de 18 anos – com exceção de mães que podem ser menores – e precisará informar no cadastro os seus dados econômico-financeiros e dados dos membros do grupo familiar, incluindo crianças;
– Somente duas pessoas por família tem direito ao benefício
– Na hora do cadastro será solicitado um número de telefone. O aplicativo encaminha um código para esse dispositivo informado, garantindo segurança e efetivação do cadastro;
– Informar conta para recebimento do auxílio, cujo titular seja o próprio solicitante. Caso não possua, a Caixa Econômica abrirá uma conta digital sem custo para esse recebimento.

A coordenação reforça que a ação é independente da Caixa Econômica e que não tem vínculos com o Dataprev, órgão que analisa os dados dos solicitantes. A ação faz parte do conjunto de obras sociais do grupo e pede a compreensão no dia da ação, evitando aglomerações e resguardando a saúde de todos.

 

Varal solidário será acrescentado na ação de sábado

A exemplo do grupo de jovens da Paróquia Santa Catarina de Otacílio Costa que organizou um varal com máscaras, a Fraternidade planejou de outra forma e está mobilizando a campanha do agasalho. Uma das entregas acontecerá no sábado, 30, junto com o mutirão.
Uma das coordenadoras da Fraternidade e responsável pela Campanha do Agasalho, Letícia Soares, explica que a ação é uma via de mão dupla. “As pessoas que necessitam podem vir buscar os seus agasalhos e quem deseja doar, poderá trazer durante a tarde de sábado, também na igreja”.
O varal estará disponível durante toda a tarde e visa atender a comunidade local. Para Letícia, a ação vem em boa hora, já que o inverno parece ter antecipado e as temperaturas na cidade devem ser baixas nos próximos dias, além de beneficiar as pessoas e famílias carentes do município. “Para nós enquanto grupo, nesse momento, aquecer é um gesto de amor”.

Fotos: Ana Higert e João Paulo Dacol
Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário