Notícia no Ato

Missas na Diocese de Lages continuam suspensas

O bispo de Lages, Dom Guilherme Werlang, emitiu o Decreto 09/2020, com a epígrafe: “Velai (apascentai) sobre o rebanho do Senhor (1 Pd 5,2)”, determinando a continuidade do atual modo de isolamento e distanciamento social, permanecendo suspensas as celebrações comunitárias com a presença de fiéis, por tempo indefinido. “Continuaremos com as transmissões das missas, celebrações da Palavra e outras devoções pelas rádios e demais mídias sociais, fazendo da comunhão espiritual um importante instrumento de união eclesial e santificação pessoal, confirmando a bonita experiência onde cada família tem a possibilidade de ser igreja doméstica”, afirma Dom Guilherme.
Ele explica que enviou um pedido de consulta às 25 paróquias e uma área pastoral (Capão Alto), para avaliar, junto com os Conselhos Pastorais, a conveniência e possibilidade de voltar as abrir ou permanecer fechadas as igrejas para as celebrações litúrgicas, com as presenças de fiéis. A grande maioria das paróquias (21 e também a área pastoral de Capão Alto), se mostraram contrárias à abertura das igrejas para celebrações com as presenças de fiéis, por haver preocupação com o risco de contágio da COVID-19, uma vez que a maior parte dos fiéis, que participam das celebrações, se encontram em algum grupo de risco.
Afirma o decreto: “O mesmo também acontece com boa parte de nossos Presbíteros, Diáconos, Ministros Leigos e Equipes de Animação das Liturgias. Além do mais, na consulta, os leigos destacaram que os noticiários advertem que agora está chegando a infeliz hora dessa malfazeja doença chegar nas pequenas cidades e sítios do país. Tal realidade já está ocorrendo na nossa diocese”.
Em relação à Festa de Corpus Christi, serão emitidas orientações em breve.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário