Notícia no Ato

Coronavírus: Prefeitura de Lages inicia testagem rápida para a Covid-19

Em cinco semanas serão feitos 2.000 testes junto a grupos específicos da população e o objetivo desta pesquisa por amostragem é, basicamente, identificar possíveis casos positivos para a Covid-19, e numa análise estatística e científica do atual cenário da pandemia no território pesquisado, definir os métodos e ações mais adequadas para a prevenção e combate ao novo Coronavírus

Uma pesquisa por amostragem, definindo-se grupos específicos de pessoas, iniciou nesta segunda-feira (1º de junho), em Lages, com testagem rápida para o novo Coronavírus. Ao todo serão aplicados 2.000 testes, durante cinco semanas, em quatro locais definidos pela Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

Os testes já estão sendo realizados, nos seguintes locais: Centro de Triagem Covid-19 (antigo Pronto Atendimento Tito Bianchini), no Laboratório Municipal, no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), e no Centro de Estudos e Assistência à Mulher (CEASM).

Dentre os grupos que serão testados, neste primeiro momento, estão inclusos aqueles casos de suspeita da Covid-19, já monitorados pelo sistema de Saúde pública; as pessoas do ciclo familiar daqueles que já contraíram o vírus; atendentes de serviços de saúde (a exemplo de clínicas e farmácias); gestantes; garis e recicladores; pacientes do Centro de Triagem; comerciários; servidores da Prefeitura que prestam atendimento ao público dentre outras pessoas inclusas em grupos específicos para esta primeira pesquisa por amostragem.

A diretora de Atenção Básica, da Secretaria da Saúde, Francine Formiga, explica que são dois tipos de testes rápidos que estão sendo feitos: o IgM (que testa positivo ou negativo para infecção recente) e o IgG, o qual detecta o sinal, a “cicatriz” da doença provocada pelo coronavírus em determinadas pessoas, ou seja, aquelas já infectadas pelo vírus e que não apresentam mais a doença.

Nesta primeira pesquisa por amostragem todos os testes são pré-agendados e a diretora Francine Formiga alerta as pessoas que farão os testes que venham nos dias específicos já definidos e que é de conhecimento de todos, para que o serviço possa ser realizado sem transtornos e de forma dinâmica.

“Serão feitos em média 60 testes por dia, durante cinco semanas. A testagem é rápida, feita em cerca de 10 minutos, tempo em que a pessoa testada permanece no local e ao sair já tem o resultado. Aquelas que fazem o teste no Centro de Triagem da Covid-19 e testarem positivo para o Coronavírus serão imediatamente consultadas pelo médico”, disse Francine.

“O objetivo central desta pesquisa por amostragem (grupos específicos de pessoas) é identificar possíveis casos positivos para Covid-19 em amostragem da população lageana, gerando valor estatístico para análise do cenário da pandemia no território, e subsidiar as tomadas de decisões para a prevenção e o combate ao novo Coronavírus”, salientou o prefeito Antonio Ceron.

Texto: Iran Rosa de Moraes/Fotos: Nilton Wolff

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário