Notícia no Ato

Processos são sentenciados no mesmo dia da audiência virtual na comarca de Urubici

As primeiras audiências virtuais na comarca de Urubici, na Serra catarinense, se mostraram eficientes, especialmente no tocante à agilização na tramitação processual. Três processos urgentes de réus presos e um de destituição do poder familiar foram sentenciados no mesmo dia em que as pessoas foram ouvidas em videoaudiência. “Os servidores foram essenciais para que fosse viabilizada a atividade. Eles realizaram testes e orientaram as testemunhas previamente e na data da audiência. As partes ofereceram alegações finais e foi prolatada a sentença no mesmo dia”, explica a juíza Renata Pacheco Mendes.

Em um dos processos, um homem foi condenado por furto a um ano de reclusão, em regime inicialmente aberto. A pena foi substituída por restritiva de direitos com a prestação de serviços à comunidade. Em outro caso, o réu, condenado por roubo, foi sentenciado em seis anos de reclusão, em regime inicialmente semiaberto. No terceiro processo, o réu foi absolvido da acusação de roubo. No último, de destituição do poder familiar, a magistrada já determinou consulta à próxima família habilitada à adoção. A criança estava acolhida desde fevereiro de 2020.

Com a plataforma Conecta-PJSC, todas as pessoas podem participar da audiência de onde estiverem, seja de casa, dos escritórios e, no caso de réu preso, da unidade prisional. “Neste momento excepcional, é importante termos ferramentas que nos possibilitem a prestação jurisdicional célere e eficaz. Além disso, termos condições de cuidar da saúde, seguindo as recomendações de distanciamento social”, destaca a magistrada.

Taina Borges/NCI/TJSC – comarca de Lages/Urubici

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário