//Campanha de vacinação contra gripe é prorrogada mais uma vez pelo Governo Federal

Campanha de vacinação contra gripe é prorrogada mais uma vez pelo Governo Federal

O motivo da prorrogação foi a baixa procura dos grupos que incluem as crianças, gestantes e professores, que ainda não cumpriram as metas de vacinação

A Campanha de Vacinação contra a Gripe (Influenza) foi prorrogada mais uma vez pelo Ministério da Saúde e vai até o dia 30 de junho. Serão vacinados neste período os grupos prioritários e de risco, que ainda não procuraram a imunização. O motivo da prorrogação no Município foi a baixa procura dos grupos que incluem as crianças, gestantes e professores, que ainda não cumpriram as metas de vacinação.

Em Lages, somente os idosos superaram a meta, que era de 17.900 doses da vacina aplicadas, e chegou a serem imunizadas 20 mil pessoas acima de 60 anos. Também já foram vacinados 4.600 profissionais da saúde, chegando muito próximo da meta que é de cinco mil doses. Nos demais grupos a procura ainda é muito baixa, principalmente das crianças. Foram vacinadas apenas três mil, sendo que a meta é chegar a 12 mil crianças de seis meses a menor de seis anos, ou seja, ainda faltam se vacinar cerca de nove mil nessa faixa etária.

As pessoas que ainda não procuraram pela vacina, pais ou responsáveis que também não levaram seus filhos, basta procurar uma das 22 salas de vacina nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) nos bairros, ou na Central de Vacinas localizada na Vigilância Epidemiológica, anexa à Secretaria Municipal da Saúde, no Centro. “Pedimos o comprometimento da população para que façam a vacina o mais breve possível, sendo que a campanha já deveria ter encerrado no dia 5 de junho, caso os grupos prioritários já tivessem se imunizado”, esclarece a coordenadora de Imunização, da Secretaria Municipal da Saúde, Juliana Barbosa Vieira.

O horário de atendimento nas salas de vacina é das 7h às 19h, porém a população deve estar atenda às divisões de equipes, que estão se revezando entre os períodos matutinos e vespertinos. “É importante o pai ou a mãe levar o filho no horário em que o vacinador capacitado para crianças esteja trabalhando. No outro horário terão os técnicos auxiliares, mas que vacinam apenas adultos. O ideal é ligar para a unidade antes de sair de casa. Na Central, crianças são vacinadas o período todo”, explica Juliana.

A vacina é trivalente, ou seja, imuniza contra três tipos de gripe: H1N1, H3N2 e Influenza B, que são os principais vírus que estão circulando neste inverno. Qualquer dúvida pode ligar nos números da Vigilância: 3251-7626, 3251-7627 ou 3251-7630. “Tem muita gente que não é dos grupos prioritários nos procurando para ver se sobrou alguma vacina. Então queremos encerrar a campanha logo para abrir para as pessoas que querem fazer”, finaliza.

Texto: Aline Tives