//Udesc Lages recebe doação de material para fabricação de face shields durante pandemia

Udesc Lages recebe doação de material para fabricação de face shields durante pandemia

O Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, recebeu da empresa Klabin a doação de dez quilos de filamento para impressão 3D. O material será usado na fabricação de face shields (protetores faciais) para serem doados à Secretaria Municipal de Saúde.

A entrega foi realizada pelo gerente da empresa, Claudio Henrique Carvalho Lopes, aos diretores de Ensino, André Thaler Neto, e de Extensão da Udesc Lages, Viviane Spinelli Schein, em 25 de maio.

Os dez quilos de filamento resultarão na fabricação de cerca de 200 protetores. Desde abril, a Udesc Lages produziu 69 unidades, que já foram entregues, e outras 51 estão em processo de finalização. Os itens serão usados pelos profissionais de saúde do município, no combate à pandemia do novo coronavírus.

As face shields são fabricadas na impressora 3D do Espaço Inovador de Ensino (Espine) da Udesc Lages. Os servidores do Setor de Informática revezam no monitoramento da impressão, onde são fabricadas duas peças por vez, no período de dez horas. O corte das viseiras, que são de acetato, é feito a laser, também na impressora.

A equipe monitora, em tempo real, em home office, todo o processo de impressão, através de uma câmera apontada para a impressora. A montagem, higienização e polimento dos escudos faciais são feitos pela servidora Oyara da Silveira.