Notícia no Ato

Guia para candidaturas femininas é lançado amanhã em Santa Catarina

A Secretaria da Mulher da Câmara lança nessa sexta-feira, 26, às 10h a Guia Acessível para a Candidatura das Mulheres na região sul. A Guia tem o objetivo de contribuir com a capacitação técnica e prática de mulheres que tenham interesse em se candidatar nas eleições municipais de 2020.

O país está ocupa a posição 140 em uma lista de 191 países em representatividade feminina na política. As mulheres também ocupam apenas 15 % dos cargos dos deputados federais e dos senadores. No poder executivo o Brasil tem apenas uma governadora e duas ministras de estado.

A Guia foi escrita numa parceria entre a Associação Visibilidade Feminina e a Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados e contou com o apoio da Escola de Gente. A acessibilidade tanto na forma quanto no conteúdo é uma preocupação desde o início da elaboração da Guia.

“É uma grande ferramenta para trabalhar pelo crescimento da participação das mulheres na política. Com uma linguagem simples, objetiva, informativa e com acessibilidade, importantíssimo para que todas, sem exceções, possam conhecer esse novo instrumento. Com ela, as mulheres poderão entender o que é preciso para que as candidaturas femininas sejam possíveis. Meu desejo é que essa Guia seja mais um apoio para que todas nós, de Santa Catarina, do Sul e de todo o país, tenhamos mais espaço e mais conquistas na política e na sociedade, como mulheres e cidadãs com direitos como qualquer outro cidadão”, destaca a deputada federal Carmen Zanotto, que é Procuradora Adjunta da Secretaria da Mulher.

A Guia será disponibilizada em versão digital e posteriormente na versão impressa. Neste evento as coautoras e a instituição responsável pela acessibilidade irão tratar do cenário brasileiro de sub-representação, da importância da participação feminina da política, da importância da acessibilidade nos processos democráticos, apresentar a guia e instruir sobre os canais de acesso para seu conteúdo.

Link para o acesso:

https://www.youtube.com/watch?v=KfTVpy28bPw&feature=youtu.be

Foto: Arquivo/Câmara dos deputados

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário