Notícia no Ato

Vara da Fazenda da comarca de Lages retoma perícias previdenciárias e de medicamentos

A Vara da Fazenda da comarca de Lages retornou com as perícias previdenciárias e de ações de medicamentos por conta da urgência dessas demandas. Ontem (30/6) e hoje (1/7), os médicos peritos devem avaliar casos de 50 pessoas em dois locais distintos. As primeiras 27 foram feitas no Salão do Júri. Já as demais ocorrem em consultório médico de ortopedia.

No Fórum, o procedimento foi diferente do habitual. O intervalo entre uma consulta e outra, que antes era de cinco minutos, passou para 15 minutos. Tempo para encerrar o procedimento e preparar o local para próximo atendimento. O médico perito Youssef Elias Ammar, especialista em medicina do trabalho, reforça que todas as medidas de combate ao coronavírus foram tomadas.

Com máscara, protetor facial e luvas descartáveis, Youssef e o paciente conversam a uma distância de cerca de três metros. Apenas no momento do exame físico é que o contato se torna mais próximo. “As pessoas têm álcool gel à disposição quando entram no Fórum, ao acessar o salão e ao lado da maca. Além disso, há higienização do espaço. Tudo para que o procedimento seja o mais seguro possível. Todos chegam e permanecem de máscara”, ressalta.

Outra mudança trata do laudo pericial. Nas audiências integradas, realizadas desde agosto de 2018, o médico examina o paciente no período da manhã e à tarde ocorre a audiência e sentença do magistrado. Especialmente agora, o perito encerra a consulta, grava um áudio pelo celular e envia pelo whatasapp no ato para o cartório. Quem recebe é a chefe do setor Alessandra de Andrade Berns.  Ela converte a mídia e junta aos autos. “As partes terão 15 dias para se manifestar. Não havendo manifestação, o processo segue para o Ministério Público e na sequência é sentenciado pelo juiz da unidade”, explica.

Taina Borges/NCI/TJSC

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário