Notícia no Ato

Capão Alto: Força Tarefa empenhada em atender as famílias

É o mesmo de um quadro televisivo intitulado: “O antes e o depois”. Ou seja, em relação ao temporal que assolou o município, pode-se muito bem fazer ditas comparações. A reportagem de o Notícia no Ato, denominou como “cena de guerra”, tal o tamanho dos estragos ocorridos por onde passou o vendaval de terça-feira, dia 30/06. Diante dessa fúria da natureza, muitas famílias tiveram suas casas destelhadas. Umas parcialmente, e outras praticamente foram totalmente destruídas. Entretanto, o que se faz notório é o sentimento de amor pelo semelhante que tomou conta de todos os servidores municipais. Ciente da gravidade da situação, a administração municipal de Capão Alto, tomou todas as medidas cabíveis em tempo recorde para socorrer as famílias que foram atingidas pelos fortes ventos do temporal. Hoje, quinta-feira, 02/07, dois caminhões carregados de telhas Eternit, chegaram à Cohab onde os servidores que integram a Força Tarefa (Obras, Agricultura, Meio Ambiente, Social) já estavam prontos para refazer as coberturas das casas, que foram destelhadas.

O secretário de finanças Diego Machado, estava lá, acompanhando os trabalhos que estavam sendo realizados: “Estamos todos empenhados em dar o apoio às famílias que tiveram suas casas deterioradas. Montamos uma grande força tarefa, e com certeza vamos dar tranqüilidade às famílias que tiveram seus lares destelhados, mesmo porque, poderá chover em dias subseqüentes. Assim que, nossa intenção é fazer tudo o mais rápido possível. Com certeza vamos ter que adquirir mais materiais, e possivelmente terá que ser em outros municípios mais distantes, já que em Lages já estão sendo escassos, tendo em vista que 63 bairros foram atingidos, e o material já está terminando nos estabelecimentos comerciais. Entretanto, a Prefeitura Municipal está empenhada em atender todas as famílias que necessitarem. Basta realizar um cadastro e o atendimento é imediato.

Já que a população também está sem luz, sem água e sem comunicação. Muitas árvores caíram em cima da rede elétrica. A Celesc está trabalhando intensamente desde o dia que aconteceu o vendaval. Já conseguiu restabelecer a energia em alguns pontos do município, ainda faltam outros, e há muito trabalho pela frente. Também a distribuição de água foi prejudicado, já que as bombas necessitam de energia elétrica para funcionar. Entretanto, o município está distribuindo água às famílias com vulnerabilidade social. A internet também foi severamente prejudicada; porém, acreditamos que até segunda-feira tudo vai estar normalizado. A Prefeitura Municipal está realizando o que é de melhor possível. Felizmente o município dispõe de uma reserva de contingência que todo ano vem dentro do próprio orçamento. Porém, fomos muito atingidos, com certeza vamos ter que acessar a busca de recursos tanto a nível estadual como federal”, frisou Diego Machado, Secretário de Finanças da Prefeitura Municipal de Capão Alto.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário