Notícia no Ato

Conferência motiva professores para à volta do ano letivo 2018

“Temos que ensinar as crianças que elas têm o direito de desejar e que podem ser o que quiserem (para o bem)” – palestrante Lourdes Atié

Cerca de 2 mil professores e educadores da Rede Municipal de Ensino participaram da Conferência de Abertura Oficial do Ano Letivo 2018, realizada na tarde desta sexta-feira, no Centro Serra. A palestrante do evento foi a socióloga carioca Lourdes Atié, com mais de 35 anos de experiência no campo da Educação, com formação de professores, gestores e como produtora de conteúdo.O prefeito Antonio Ceron prestigiou o evento e disse, na ocasião, que a atual administração público-municipal tem o comprometimento com uma Lages mais desenvolvida, mais humana e justa para com todas as crianças. “Queremos que a Educação trabalhe fortemente, no sentido de que a escola dê condições de igualdade a todas as nossas crianças”, falou Ceron.O prefeito desejou pleno sucesso a nova equipe diretiva da Secretaria Municipal de Educação, em particular a nova secretária, Ivana Michaltchuck e parabenizou o quadro de educadores da rede municipal. “Vocês são professores nota 10”, ressaltou.A fala de Lourdes Atié girou em torno da seguinte pergunta: A Educação necessária para o mundo de hoje: que mundo e que pessoas estamos construindo? “Temos que ensinar as crianças que elas têm o direito de desejar e que podem ser o que quiserem (para o bem)”, responde Atié.

A Escola dos Sonhos

Uma bela mensagem foi transmitida, durante o evento, através de uma apresentação, monólogo, na qual uma menina, adentrando ao palco, uniformizada, senta ao chão, e escreve uma carta. Carta esta que fala de sonhos, dos maiores desejos que têm seus colegas de aula. Um quer ser pianista e fazer um concerto para 1 milhão de pessoas; outra quer ser professora de ciências para ensinar as crianças a plantarem os alimentos e um outro que ser professor de matemática. Tem aquele que deseja trabalhar para ajudar o pai a comprar uma casa e assim por diante.Já a menina autora da carta, revela que o seu sonho é construir uma escola onde as crianças aprenderão a sonhar. “Nela todas as crianças deverão ser respeitadas e ter condições de permanecer estudando. As crianças poderão opinar e terão o direito de pedir ajuda caso seja necessário. Cada criança poderá manifestar seus desejos. Será uma fábrica de sonhos. Os professores vão ensinar e também vão aprender. As aulas de arte vão falar sobre todo o tipo de arte. Terá aula de folclore, aula de pintura e até uma oficina para fazer brinquedos de madeira ou uma casa como a que o Pedro quer comprar para os pais dele. Essa escola de sonhos será acessível para todas as crianças, pois, assim, vamos assegurar que, no futuro, mais e mais crianças aprenderão o que é sonho. Nessa escola a regra principal será: lugar de criança é na escola, brincando, aprendendo e sonhando”.Esta carta, assinada por “todas as crianças brasileiras”, tornou-se uma grata surpresa a todos os professores e educadores que assistiam à apresentação teatral. A carta estava colada sob o assento de todas as cadeiras onde se acomodavam os participantes da conferência e cada qual pode levá-la para casa.“Que esta carta sirva de inspiração e norte para todos vocês neste ano letivo de 2018”, anunciou o diretor de Ensino da Secretaria Municipal de Educação, Carlos Eduardo Canani.

Ano Letivo 2018

Os cerca de 15 mil estudantes da Rede Municipal de Ensino voltam às aulas, no município de Lages, a partir do dia 5 de fevereiro, enquanto que o professores já haviam retornado às atividades desde o dia 1º de fevereiro.

Presenças de autoridades

Além do prefeito Antonio Ceron e da secretária Ivana Michaltchuk, estiveram presentes à conferência o vice-prefeito Juliano Polese, a vereadora Aidamar Hoffer, o deputado Gabriel Ribeiro, e o coordenador da Gered, Humberto Oliveira.

Fotos: Carlos Becker

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário