Notícia no Ato

Ceron assina novo decreto válido, exclusivamente, para este final de semana de Dia dos Pais

A orientação da Prefeitura é que as pessoas tentem ao máximo evitar as aglomerações nos estabelecimentos comerciais nestes dias que antecedem o Dia dos Pais. A recomendação é que as saídas para supermercados e comércio em geral sejam de forma planejada e antecipada, evitando as correrias de última hora

Preocupado com o possível grande fluxo de consumidores às vésperas do Dia dos Pais e também com o controle das aglomerações e consequentemente a disseminação do novo Coronavírus, o prefeito Antonio Ceron assinou, na tarde desta quinta-feira (6 de agosto), um novo decreto que estará vigente apenas neste final de semana, de sexta e sábado, dias 7 e 8 de agosto.

O novo decreto não anula as regras do último, n° 18.071, apenas reformula os horários dos estabelecimentos para este final de semana em especial, perdendo sua validade à zero hora de domingo (9). “Fizemos uma avaliação e percebemos que as novas restrições surtiram um efeito positivo, então nossa intenção é manter o decreto n° 18.071 pelos próximos dias. Mas precisávamos mudar alguns horários principalmente no comércio neste Dia dos Pais. Por isso, peço que as pessoas ajam com planejamento e consciência, não deixando suas compras para última hora. Isso é muito importante para não haver aglomerações e conseguirmos frear o contágio”, solicita o prefeito.

Assim, fica estabelecido que supermercados, mercados, mercearias e atacadistas terão o horário estendido na sexta-feira (7) e no sábado (8) das 8h às 22h (no decreto anterior este horário era até as 20h). No domingo estes estabelecimentos devem permanecer fechados.

Shoppings e lojas de departamento (beira de BRs) serão das 10h às 22h, na sexta e no sábado (domingo fechados) e o comércio em geral será das 8h às 19h na sexta-feira (7) e das 8h às 17h no sábado (8). Quanto aos postos de combustíveis e lojas de conveniências, estes permanecem das 5h às 22h, com exceção daqueles localizados às margens das rodovias.

Restaurantes deverão seguir os horários do decreto 18.071, com fechamento das portas às 22h na sexta e no sábado, sendo que no domingo (9) deverão estar fechados com entrega no balcão ou deliverys.

Estrutura hospitalar melhora com novos leitos de UTI

O secretário da Saúde, Claiton Camargo de Souza, presente na reunião, através de videoconferência com o Gabinete Emergencial de Enfrentamento ao Covid-19, na tarde desta quinta-feira (6), informou a situação do sistema de saúde municipal neste momento e o nível de contágio. “Nas últimas semanas tivemos um grande número de contágio e infelizmente muitos óbitos, mas neste momento conseguimos melhorar as estruturas hospitalares com mais leitos de UTI e outros leitos de enfermaria com suporte de respiradores, que foram doados pela empresa Klabin, que podem ser utilizados como leitos de UTI. Nosso grande desafio agora é frear o contágio entre os grupos de risco, que são pessoas com mais idade ou com comorbidades, que estão entre os casos mais graves”, explica o secretário.

A taxa de ocupação dos leitos de UTI caiu para 69,5%, com 15 leitos disponíveis nos dois hospitais (dados da última atualização). “Também estamos numa estabilidade de casos ativos, ou seja, o contágio aumenta, mas em contrapartida muitas pessoas se recuperam. As projeções indicam que iremos ficar neste platô pelas próximas semanas e inevitavelmente novos óbitos irão ocorrer”, explica Claiton. Somente na última terça e quarta-feira (4 e 5 de agosto), foram cinco óbitos, sendo dois na terça e três na quarta.

O prefeito Antonio Ceron afirma ter esperança de que em breve os números comecem a diminuir. “Antes, a cada cem resultados que vinham do Lacen, 70 eram positivos, mas agora se inverteu e a média é de 30 positivos. Mas ainda precisamos manter os protocolos de segurança e cuidados”, diz.

Texto: Aline Tives/Foto: Greik Pacheco

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!