Notícia no Ato

Programas de atendimento às famílias da Secretaria de Assistência Social e Habitação são remodelados durante a pandemia

Diversas atividades com temáticas como a exploração sexual de crianças e adolescentes, violência contra a pessoa idosa e erradicação do trabalho infantil foram realizadas neste período

Dentro dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), vinculados à Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria de Assistência Social e Habitação, existe o Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias, que também presta o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Com a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) e a necessidade de suspensão destes serviços temporariamente, o CRAS precisou fazer um novo planejamento, com a entrega de materiais educativos.

Ao todo, nos oito CRASs de Lages, são mais de 600 crianças e adolescentes cadastradas no SCFV. “Os atendimentos e acompanhamentos às famílias têm por objetivo prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidades e riscos sociais, por meio do desenvolvimento de potencialidades, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, e da ampliação do acesso aos direitos de cidadania”, explica a diretora da Proteção Básica, Gabrielle Baccin.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) realiza atendimentos em grupo de acordo com as faixas etárias, respeitando os estágios do ciclo de vida de seus participantes. Em Lages os usuários são orientados na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares.

A equipe técnica (composta por psicólogo e assistente social) realiza atendimentos particularizados à família de cada membro do Serviço, buscando elaborar o Plano de Acompanhamento Familiar (PAF), onde a família constrói junto à equipe, metas a serem trabalhadas, visando superar situações de risco e vulnerabilidades sociais.

Durante a pandemia, algumas famílias recebem atendimento na unidade, por agendamento técnico ou demanda espontânea e outras situações, que envolvem população considerada grupo de risco para contaminação pelo Covid-19, são realizadas visitas domiciliares e/ou contatos telefônicos.

Atividades desenvolvidas durante a quarentena

Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes – No dia 18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, foi realizado um “pedágio do bem”, ação que envolveu todas as famílias que solicitaram atendimento no CRAS VII (do bairro Conta Dinheiro), a fim de dar visibilidade à temática, bem como levar conteúdo preventivo e orientativo a respeito das situações que envolvem o abuso e exploração sexual infanto-juvenil, bem como a divulgação de centrais telefônicas para denúncias e/ou receber atendimento especializado. (Por exemplo: Disque Direitos Humanos no telefone – disque 100).

Erradicação do trabalho infantil – Em junho, considerado mês de campanha contra o trabalho infantil, o CRAS VII em parceria com o PETI (Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil) realizou a entrega de cartilhas orientativas e com atividades lúdicas para as crianças e adolescentes que participam do Serviço. Além da Cartilha, foi realizada uma ação no Centro de Educação André Luiz, com a mesma temática, orientando as crianças.

Violências Contra a Pessoa Idosa e Artesanatos – Também foi elaborada uma cartilha esclarecendo quais são as formas de violências que a pessoa idosa é mais comumente submetida, além de disponibilizar os canais da rede que disponibilizam atendimento e acolhem denúncias de maus-tratos/negligência contra a pessoa idosa. Além disso, foram enviados materiais para realização de artesanato no domicílio, o que auxilia no desenvolvimento de habilidades sensoriais e motoras.

Visita Institucional a ALAM – Foi realizada uma visita a Associação Lageana de Assistência ao Menor – ALAM, unidade que realiza grupos de forma remota, a fim de aprender com sua experiência e adequar atividades possíveis ao grupo do SCFV. “O encontro se mostrou muito efetivo, dando novas possibilidades para que os orientadores e educadores sociais possam qualificar suas ações junto ao grupo, durante a pandemia do novo coronavírus”, comenta a diretora Gabrielle Baccin.

Questionário Diagnóstico – Atualmente os CRASs estão em fase diagnóstica com as famílias, mantendo contato com cada participante a fim de verificar temáticas, disponibilidade de acesso, potencialidades e fragilidades das ações, no intuito de levar atividades e discussões a respeito de temas que façam parte de seu dia-a-dia, além de garantir recursos para que todos tenham acesso e consigam realizar as ações propostas. 

Orientação sobre higiene – Também foi confeccionada uma cartilha informativa sobre cuidados básicos de higienização dos alimentos e a higiene pessoal em tempos da pandemia do novo Coronavírus. “Trata-se de uma cartilha informativa e lúdica que aborda como lavar os alimentos corretamente para evitar qualquer tipo de risco. Além disso, abordamos sobre cuidados e higiene pessoal, ofertamos um kit com itens de higiene e máscara. Algumas famílias receberam ainda kit com hortifrútis e cesta básica”, conta Gabrielle.

Texto: Aline Tives

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!