Notícia no Ato

Mais uma casa asilar em Lages recebe ação de monitoramento com aplicação de testes para a Covid-19

Dos 31 idosos avaliados, nove realizaram o exame por critério clínico

Com o objetivo de prevenir e combater o novo Coronavírus (Covid-19) a Secretaria da Saúde de Lages, realizou na terça-feira (25 de agosto), uma ação no Asilo Lar dos Idosos, no bairro Promorar. A iniciativa é uma sequência às visitas técnicas feitas pelos profissionais da Saúde nas instituições de longa permanência do município.

Os 31 asilados neste local passaram por exame físico e aferição de sinais vitais. Equipes técnicas do Centro de Triagem da Covid-19 e da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Promorar encaminharam, após avaliação médica, nove idosos para realização do teste de detecção de antígeno (os antígenos virais são proteínas com capacidade imunogênica, que podem ser detectadas diretamente por alguns ensaios laboratoriais). A coleta foi realizada no próprio local pelo laboratório conveniado ao Município.

A gerente do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), Fabiana Medeiros Branco, explica que a vantagem desse tipo de teste é que a avaliação é rápida. “Em aproximadamente duas horas o resultado já sai, e aí tomamos as medidas necessárias, conforme a situação do local”, ressalta.

Os resultados dos exames mostraram dois casos positivos, e a partir desse cenário, esses pacientes foram isolados dos demais asilados. Caso algum dos idosos, cujo resultado foi negativo apresente sintomas, novas coletas serão realizadas.

O secretário da Saúde, Claiton Camargo de Souza, explica que o monitoramento nas casas asilares de Lages continuará por tempo indeterminado. “Os asilos estão sendo monitorados, pois se tratam de idosos que fazem parte do grupo de risco, e muitos deles apresentam outros fatores como: hipertensão, diabetes, problemas cardíacos, entre outros”, acrescenta.

O Asilo Lar dos Idosos funciona desde 2006 no bairro Promorar, e é administrado pela SESEADLA (Sociedade de Assistência Social, Educacional e de Apoio aos Desamparados de Lages). O Coordenador da instituição, Oseias Antonello Pereira comenta que todos os protocolos recomendados pelas organizações de saúde estão sendo adotados para garantir a segurança dos idosos. “Os funcionários trabalham paramentados, com jalecos, toucas, luvas, máscaras. Orientamos que eles troquem de roupa e calçado ao entrar no asilo”, explica.

A Unidade Básica de Saúde do Promorar vai continuar monitorando os idosos e caso apresente alguma mudança do cenário atual, a Secretaria da Saúde será comunicada de imediato para adotar os protocolos cabíveis.

Decreto prevê suspensão das visitas externas

De acordo com o Decreto Municipal nº 18.146, de 21 de agosto de 2020, foi prorrogado por tempo indeterminado a suspensão de visitas externas nas casas asilares de Lages. Estas determinações visam à prevenção e combate ao novo Coronavírus (Covid-19) neste público em específico e trabalhadores deste segmento.

Texto e fotos: Flávio Fernandes

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!