Notícia no Ato

Amures registra menor percentual de Covid-19 em uma semana

O levantamento semanal de novos casos de Covid-19 realizado pelo Setor de Comunicação da Amures, finalizado às 15h dessa quarta-feira (26), aponta para uma redução no percentual de confirmações, recuperados e óbitos nos municípios da Serra Catarinense, nas últimas quatro semanas.
Destaque para a diminuição do número de novos casos confirmados, quando comparado com a semana anterior. Da mesma forma a redução do número de óbitos no período e de pacientes recuperados se mostra menor.
Entre os dias 5 e 12 de agosto, a taxa de novos casos de coronavirus estava em 33,08%. Caiu para 22.89% entre os dias 12 e 19 e agora ficou em 18,27% na última semana. O número de óbitos, que na primeira semana de agosto estava em 88,46%, caiu para 34,69% na semana seguinte e agora aparece com 19,69%. O número de pacientes recuperados no período foi de 49,28%, depois 41,71% e nos últimos sete dias 23,18%.
Esses dados apontam para uma regressão no avanço pandêmico. A soma hoje dos 18 municípios da Serra Catarinense em números absolutos aponta para 4.368 casos confirmados, 3.289 recuperados e 79 óbitos.
Apesar da diminuição percentual de casos de coronavírus, a Serra Catarinense, ainda vive o pico da pandemia. Por duas semanas a região foi classificada na condição de Risco Potencial Gravíssimo pelo Centro de Operações em Emergência de Saúde – Coes e o Governo do Estado.
Mas na tarde desta quarta-feira (26), o portal oficial de controle do Coronavírus do Governo reposicionava a Serra Catarinense na condição do Risco Potencial Grave para Covid-19. Esses níveis de risco são calculados a partir da combinação de 8 indicadores em 4 dimensões de prioridade de atuação local, que são Isolamento Social, Investigação, testagem e isolamento de casos, Reorganização de fluxos assistenciais e Ampliação de leitos.
Conforme o Risco Potencial para saúde de cada Região de Saúde, um conjunto de medidas é apresentado ao final. O monitoramento é semanal, e a divulgação da classificação das regiões ocorre sempre às quartas-feiras.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!