Notícia no Ato

Coronavírus: projeto de testagem e prevenção da Covid-19 em caminhoneiros é realizado em Lages

A ação tem como público-alvo os profissionais do volante que muitas vezes não separam tempo para cuidar da própria saúde. Motoristas que apresentam sintomas da Covid-19 são encaminhados para fazer o teste rápido

Quem passa pela BR-116, no perímetro urbano de Lages está percebendo uma movimentação um tanto quanto diferente nesta segunda-feira (14 de setembro) e terça (15). O motivo é o evento Saúde na Estrada, realizado pela empresa Ipiranga Produtos de Petróleo e que conta com a parceria da Secretaria Municipal da Saúde.

Uma estrutura com tendas foi montada no Posto Léo Ampessan, às margens da BR-116, km 246, em Lages. No local os caminhoneiros recebem uma série de dicas de saúde e orientações de prevenção ao novo Coronavírus.O horário de atendimento será das 8h às 17h.

A gerente de Vigilância Epidemiológica de Lages, Sumaya Pucci, ressalta que o Município disponibilizou testes rápidos para serem aplicados em motoristas que, durante a triagem, apresentem sintomas da Covid-19. “Os testes são feitos em um local separado dos demais procedimentos e caso o resultado seja positivo, a pessoa é encaminhada ao Centro de Triagem. Como a maioria dos caminhoneiros vem de outras cidades, a partir da confirmação de um caso nós notificamos a Vigilância Epidemiológica da cidade onde o motorista reside”, acrescenta.

Também estão sendo oferecidos serviços como avaliação de temperatura corporal, avaliação da oximetria, verificação da pressão arterial e de glicemia. Os motoristas recebem kits contendo álcool gel, máscara, flanela e sabonete, além de café da manhã, almoço e lanche.

O coordenador geral do evento, Ronnie Dennis Bressiani, avalia como positivo o primeiro dia do projeto na Serra Catarinense. “Lages é um importante entroncamento rodoviário, já atendemos motoristas que vêm do Oeste, do Litoral e de várias outras regiões do país. A estrutura que montamos foi pensada para seguir todas as normas de segurança sanitária”, explica.

O motorista Cléber Valdinei Velho há 17 anos trabalha percorrendo as estradas do país afora. Nesta segunda-feira (14) ele decidiu fazer uma breve pausa na viagem e dedicar alguns minutos para cuidar da própria saúde. “Para nós que vivemos na estrada é difícil achar tempo de ir ao posto de saúde, mas quando encontramos uma estrutura dessas no meio da viagem, não tem como não parar para ser atendido”, acrescenta.

O Saúde na Estrada é realizado somente nos Postos Ipiranga Rodo Rede desde 2008 e já atendeu mais de 400 mil pessoas por todo o Brasil. Além de Lages, o projeto já percorreu as cidades catarinenses de Laguna, Imbituba, Balneário Piçarras, Barra Velha, Araquari, Joinville, Papanduva e Otacílio Costa. A próxima etapa será no município de São Cristóvão do Sul, na quarta-feira (16 de setembro) e quinta (17).

Texto e Fotos: Flávio Fernandes

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!