Notícia no Ato

Concurso de Poesia do Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires de Lages será transmitido ao vivo pelo Facebook

“Se procurar bem você acaba encontrando. Não a explicação (duvidosa) da vida,Mas a poesia (inexplicável) da vida.” Carlos Drummond de Andrade

Em uma transmissão ao vivo pela internet. Assim será a apresentação dos finalistas do IV Concurso de Poesia do Colégio Policial Feliciano Nunes Pires – Lages, deste ano. O evento, que ocorre tradicionalmente no Dia Nacional da Poesia, 31 de outubro, será transmitido pelo Facebook, a partir das 19 horas. O concurso é um dos diferenciais da escola, que tem como objetivo valorizar as produções textuais dos estudantes, assim como incentivar o estudo da língua portuguesa e da literatura, ressaltando que a poesia brasileira é um dos patrimônios culturais do país.
Neste dia, toda a comunidade escolar é convidada a assistir as 15 apresentações finalistas, que estão divididas em cinco categorias. Uma comissão julgadora de representantes de algumas instituições lageanas ficará responsável por avaliar e escolher os vencedores de cada categoria. Os estudantes devem produzir seus textos durante as aulas de Técnicas de Redação, neste mês de setembro.
Tema – Devido à atual situação mundial, onde muitos desafios estão sendo impostos à maioria das pessoas por conta da pandemia do novo Coronavírus, pensou-se em levar aos estudantes um tema que os faça pensarem sobre as diversas maneiras de enfrentar as adversidades da vida. Dessa forma, eles estão sendo convidados a escreverem sobre “superação”.
História – O Concurso de Poesia aconteceu pela primeira vez em 2017, idealizado pela bibliotecária escolar, Margareth Viviani. Naquele ano, com apenas uma categoria. A partir de 2018, cada ano escolar passou a corresponder a uma categoria. Os temas são definidos pela comissão organizadora, levando em conta vários fatores, mas sempre pensando em fazer com que os estudantes tenham diversos caminhos a seguir em seus textos.
Dia Nacional da Poesia – Instituído pela Lei 13.131/2015, o dia 31 de outubro foi escolhido para comemorar o Dia Nacional da Poesia. A data é em homenagem ao poeta modernista Carlos Drummond de Andrade, um dos principais nomes da literatura brasileira, nascido neste dia, no ano de 1902.
Apoiadores – O Concurso de Poesia 2020 do Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires Unidade Lages tem o apoio cultural de: ORION Park Tecnológico, Uniplac, O Delivery, TOP Tênis, Papa Mike Concursos e DUCKBILL Cookies & (and) coffee.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!