Notícia no Ato

Queijaria de Bom Retiro é pioneira no Selo Arte Santa Catarina

“O Selo Arte vai nos dar mais opções para comercializar nosso queijo. Com este selo, nos tornamos a única queijaria de Santa Catarina com esta certificação e estamos credenciados para vender nosso produto em todo Brasil”. A declaração é do produtor rural Air Zanelato, que junto com sua mulher, Jacinta receberam a certificação na manhã desta quarta-feira (16).

A entrega do documento aconteceu na propriedade Santo Antônio, localidade Barreiros, interior de Bom Retiro. O secretário de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, Ricardo de Gouvêa e o secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Fernando Schwanke, conferiram a certificação para o queijo artesanal serrano Santo Antônio.

Ao lado da mulher, o produtor explicou que o foco não é quantidade de produção, mas a qualidade. “Produzimos um queijo por dia, com peso médio de dois quilos. É um produto diferenciado, com 60 dias de cura e que preserva todas as características do autêntico queijo artesanal serrano”, afirma Jacinta Zanelato.

O leite usado para o queijo é tipo cru, de gado de corte mantido em pastagens nativas e seu processamento acontece logo em seguida a ordenha. E respeita toda as boas práticas do saber fazer dos pioneiros na atividade. Para conquistar a certificação, a queijaria Santo Antônio teve o acompanhamento do serviço de inspeção municipal e da Cidasc, que aprovaram a qualidade do produto.

A propriedade é pioneira em Santa Catarina com esta certificação e segundo o secretário Ricardo de Gouvêa, o selo é um reconhecimento ao trabalho do produtor, que agora vai poder vender seus produtos com mais segurança. O representante federal, Fernando Schwanke observou que um dos principais conceitos do Selo Arte é que produtos de alto padrão de qualidade e segurança alimentar não fiquem restritos à pequena propriedade.

“Este queijo artesanal serrano vai com certeza conquistar consumidores de outras partes do país. Ele agrega valor ao trabalho artesanal do agricultor”, reconhece Fernando Schwanke. Para chegar a esta qualidade de produto, a propriedade teve também, o apoio da Epagri, com a assistência técnica, visitas a campo, reuniões de grupo e capacitações em boas práticas agropecuárias e de fabricação.

A coordenadora do Programa de Sanidade de Produtos Agropecuários e Serviços de Inspeção Municipal do Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense – Cisama, médica veterinária Andressa Barbosa acompanhou a solenidade junto com autoridades como o superintendente do Ministério da Agricultura em Santa Catarina, Túlio Tavares e o gestor do Departamento Estadual de Inspeção de Produtos de origem Animal, Jader Nones.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!