Notícia no Ato

Força de Segurança notifica e interdita estabelecimentos que insistem em descumprir regras sanitárias de prevenção à Covid-19

Mesmo com todas as orientações repassadas ao longo dos últimos meses, foram flagrados estabelecimentos descumprindo as medidas sanitárias. Multas no valor de R$ 3.540,00 foram aplicadas. A fiscalização segue neste sábado, 19 de setembro e domingo, 20

Nos últimos dias Lages registrou gradativa melhora no cenário da pandemia da Covid-19, mas isso não é motivo para relaxamento ou descuido por parte da população. Por esse motivo, a sexta-feira (18 de setembro) foi marcada por nova etapa de fiscalização em Lages. A Força de Segurança do Gabinete Emergencial de Prevenção e Acompanhamento ao Coronavírus, composta pela Defesa Civil Municipal, Vigilância Sanitária, Diretran, Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar, se reuniu, no final da tarde na rodoviária de Dom Honorato Piazzera, para planejar detalhes da ação.

A operação conjunta saiu às ruas do Centro e dos bairros da cidade com o objetivo de fiscalizar estabelecimentos privados e espaços púbicos e garantir que as normas vigentes nos decretos estadual e municipal estejam sendo observadas.

Convém observar que nesta sexta-feira (18) foi publicado oficialmente o Decreto nº 18.170 que delibera sobre os horários de funcionamento de determinados estabelecimentos comerciais. O documento estabelece que restaurantes, pizzarias, lanchonetes, food trucks, cafeterias, padarias, confeitarias, bares, tabacarias, adegas e similares poderão permitir o atendimento presencial (acesso de público) de segunda a sábado, entre 5h e 0h (meia-noite). Nos domingos será permitido acesso ao público entre 8h e 0h (meia-noite).

No bairro Copacabana, pessoas que estavam em uma praça foram orientadas pelas autoridades sobre a importância de manter o uso da máscara e o distanciamento social.

Vários estabelecimentos foram vistoriados durante a noite, e os responsáveis orientados sobre o novo decreto em vigor. Dois empreendimentos foram notificados por permitirem aglomerações de pessoas. Uma tabacaria, no bairro Coral, e um bar no bairro Conta Dinheiro, receberam como penalidade pelo descumprimento das regras sanitárias, multa no valor de R$ 3.540,00 cada, e tiveram de fechar as portas. Esses dois estabelecimentos também não poderão abrir para atendimento ao público na próxima sexta-feira (25).

A Força de Segurança do Gabinete Emergencial de Prevenção e Acompanhamento ao Coronavírus dará continuidade ao trabalho de fiscalização neste sábado (19) e domingo (20).

Texto e Fotos: Flávio Fernandes

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!