Notícia no Ato

SC terá Semana de Conscientização sobre a Intolerância ao Glúten, Lactose e Alergia à Proteína do Leite de Vaca

Agora é lei! Santa Catarina terá, todos os anos, a Semana da Conscientização sobre a Intolerância ao Glúten, Lactose e Alergia à Proteína do Leite de Vaca, um projeto do deputado Marcius Machado (PL) que foi sancionado pelo Governo do Estado em setembro deste ano.

A indicação é para que a Semana de Conscientização aconteça na terceira semana de maio, tendo em vista que, anualmente, no dia 16 deste mês é celebrado o Dia Internacional do Celíaco – doença causada pela intolerância ao glúten. A data foi escolhida para honrar o dia de nascimento de Samuel Gee, primeiro pesquisador a reconhecer que os sintomas da doença celíaca estavam relacionados a dieta alimentar.

Segundo Marcius, a criação desta nova legislação tem como objetivo fazer com que as pessoas conheçam estas doenças, que também podem se manifestar durante a vida adulta. “Embora muito já tenha sido feito, acredito ser importante que o Poder Público Estadual estabeleça uma semana para a realização de ampla campanha de esclarecimentos acerca da intolerância ao glúten, lactose e alergia à proteína do leite de vaca. Isso contribuirá muito para a conscientização de diversos segmentos sociais”, destaca Marcius Machado.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!