Notícia no Ato

Coronavírus: Município apresenta dados atualizados da Covid-19 em novo Boletim Epidemiológico

Durante a apresentação realizada de maneira on-line o Secretário Municipal da Saúde, Claiton Camargo de Souza detalhou os novos números relacionados à pandemia em Lages

A Secretaria Municipal da Saúde apresentou na manhã de segunda-feira (28 de setembro) um novo Boletim Epidemiológico, com dados atualizados sobre a Covid-19 em Lages. Por mais uma semana consecutiva é possível identificar desaceleração da pandemia na cidade.

O número de casos ativos diminui 33% em relação à semana anterior (de 120 para 80); o percentual de pacientes recuperados aumentou 4,5% (de 2.924 para 3.056) e o índice de casos aguardando resultados teve queda de 63% (de 22 para 08). Houve ainda queda na procura de atendimentos no Centro de Triagem da Covid-19, localizado no prédio do Antigo Pronto Atendimento Tito Bianchini, no Centro de Lages. Para dar um panorama da redução, nos dias 26 e 27 de agosto, foram registrados 304 pacientes atendidos no local. No sábado (26 de setembro) e domingo (27), foram 91 atendimentos, o que representa uma queda de 29%.

Durante a apresentação dos dados, feita de maneira on-line, o secretário Municipal da Saúde, Claiton Camargo de Souza explicou um detalhe importante sobre o número de óbitos que subiu de 71 para 74. “A partir de hoje houve um incremento de três óbitos na base de dados do município. São situações que o Governo do Estado contabilizou esses pacientes como sendo de Lages. Cabe ressaltar que essas três mortes não aconteceram durante o final de semana. O último óbito registrado em Lages por Covid-19 continua sendo o de sexta-feira (25 de setembro), quando o município atingiu a marca de 71 mortes. O que fizemos foi incluir esses três registros do Estado nos dados oficias do município, por uma questão de alinhamento, e por isso o número passou para 74 óbitos”, enfatiza.

Um caso é de um paciente de Camboriú que estava internado e faleceu em Lages e o Estado contabilizou esse óbito como sendo de Lages. Outra situação é de um lageano que faleceu em Itajaí, mas na Declaração de Óbito constava como sendo de Itapema, local onde tinha imóvel, e após levantamento do Estado esse caso foi atribuído tardiamente a Lages, cidade onde o paciente de fato residia com a família. O terceiro caso é referente a uma investigação de um óbito que não tinha teste positivo de Covid-19, mas por critério clínico-epidemiológico por conta de um exame de tomografia, foi contabilizado em Lages.

A atualização do Boletim Epidemiológico acontece às segundas-feiras, às 9h e pode ser acompanhada no Facebook da Prefeitura de Lages, facebook.com/prefeituradelages. Já o boletim epidemiológico está disponível para consulta no site https://www.lages.sc.gov.br/lages-contra-o-coronavirus/

Texto e Foto: Flávio Fernandes

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!