Notícia no Ato

Há 50 anos fé e tradição celebram Nossa Senhora Aparecida

Missa campal, festejos populares, novenas e quermesses, se tornaram tradição para realizar a festa em honra a padroeira do Brasil e que dá nome à Paróquia Nossa Senhora Aparecida do Navio, em Lages. Neste ano algumas modificações em virtude da pandemia do novo Coronavírus devem ocorrer. A programação inicia no dia 03 de outubro e finaliza com a festa no feriado do dia 12.

As celebrações e festejos acontecerão de duas formas. Segundo o pároco da Igreja do Navio, Frei Miguel da Cruz ofm, as novenas e as missas no dia da Padroeira, serão celebradas dentro das normas de prevenção. “A igreja estará aberta para lotação máxima de 50% da capacidade total, conforme nova regulamentação no decreto municipal. Caso haja esgotamento dos lugares, as pessoas poderão acompanhar em Lives nas redes sociais”, comenta. Junto com a novena, um tríduo em honra a São Francisco acontece, entre os dias 30 de setembro e 02 de outubro.

Toda a preparação para a Festa, em âmbito litúrgico, conta com a participação dos grupos e pastorais da Igreja Matriz, comunidades da cidade e do interior, além da participação da nova Área Pastoral de Capão Alto e suas comunidades. Os temas celebrados nas novenas, além de lembrarem a devoção à Santa, relembram os 50 anos de fundação paroquial, que será celebrada em fevereiro de 2021.

Pelo segundo ano consecutivo, a igreja retoma o costume de convidar padres de outras comunidades pertencentes a Diocese. Ao todo são nove. Catedral, Convento Franciscano, São Judas Tadeu, Nossa Senhora das Graças, Nossa Senhora do Rosário, dentre outras. “É uma forma de envolver toda a sociedade, que acredita e tem fé na padroeira”, finaliza Frei Miguel.

Neste ano, diversas empresas e instituições públicas e privadas são convidadas para integrar a programação celebrativa e festiva. Universidades, escolas, academias, Unidades Básicas de Saúde, Supermercados, mercearias e congêneres, junto com o comércio em geral, participarão das novenas e quermesses.

Festividades no dia 12

A programação inicia às 06h e encerra por volta das 19h. A missa com o maior público, acontece às 08h30, com a presidência do bispo Dom Guilherme Antônio Werlang, em formato drive-in no estacionamento do Centro Serra Convention Center, sendo a primeira da diocese. Seguido de procissão motorizada até a matriz, na Avenida Dom Pedro II.

Os festejos populares que aconteciam no salão e no pátio da Igreja, estão suspensos. Mas haverá venda de churrasco bovino, frango, suíno, saladas, bolos caseiros e bebidas. Todos esses produtos devem ser retirados no local. Não haverá espaço de confraternização ao redor da matriz. Os vales poderão ser adquiridos na Secretaria Paroquial, com as lideranças ou pelas redes sociais na loja online.

Já a rifa realizada anualmente, algumas modificações devem ser propostas. Até o momento, tem-se definido pelas equipes que preparam a festa, que serão seis prêmios. Intitulado de Festival de Prêmios dos 50 anos, dois mil bilhetes estarão à disposição da comunidade, com cinco números em cada cartela. Cada conjunto terá o valor de R$ 50, com premiação que varia de 20% a 1% de toda a arrecadação. O sorteio acontecerá pela Loteria Federal no dia 13 de fevereiro de 2021, dia que antecede a comemoração do cinquentenário.

Confira a programação:

30/09, 01 e 02/10 – Tríduo de São Francisco às 19h30

Novenas:

Sábados e domingos – Às 19h

De segunda à sexta – Às 19h30

FESTA DE NOSSA SENHORA APARECIDA – 12/10

06h – Alvorada Festiva

08h30 – Missa Solene – drive-in no Centro Serra Convention Center

10h – Procissão Motorizada

15h – Missa da Saúde e das Crianças

Por Luan Turcati

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!