Notícia no Ato

Deputado Marcius Machado pede isenção de ICMS no remédio mais caro do mundo

Uma criança em cada 100 mil pode nascer portadora da Atrofia Muscular Espinhal (AME), doença degenerativa e incurável. O tratamento não é disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e os remédios para retardar os sintomas podem passar da casa dos R$ 2 milhões. O deputado Marcius Machado (PL) é autor de uma indicação ao Governo do Estado para que o medicamento Zolgensma tenha a isenção do ICMS.

O Zolgensma é considerado o remédio mais caro do mundo. A dose do medicamento pode chegar a custar R$ 12 milhões. A AME é causada por um gene anormal ou ausente, responsável pela produção de uma proteína essencial para a sobrevivência dos neurônios motores.

O remédio, que dura por um período de cinco anos no organismo, constrói uma cópia funcional do gene humano que produz a proteína responsável pelos neurônios vinculados à atividade motora. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou o registro do medicamento no mês passado.

O deputado Marcius Machado enviou a sugestão ao governo do Estado por acreditar na importância do acesso a esse medicamento para as crianças com AME. “Ele é essencial para o tratamento da doença, trazendo melhor qualidade de vida. Sendo de alto custo, é essencial que o Estado conceda isenção sobre a referida medicação”, ressaltou.

A deputada federal Carmen Zanotto enviou um ofício solicitando o apoio do deputado para fomentar o debate acerca da isenção do ICMS na medicação.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!