Notícia no Ato

Fraternidade encena os últimos momentos de Francisco de Assis

Espetáculo teatral conhecido como ‘Trânsito de São Francisco’ chega à sétima edição em Lages. Há três anos, os jovens da Fraternidade Franciscana dão sequência ao trabalho, adaptando às realidades da comunidade, sem perder a essência do carisma Franciscano. A apresentação ocorreu no último sábado (03), no Convento Franciscano, no centro de Lages.

É tradição na comunidade, celebrar a vida e morte do Santo com missas, quermesses e com o teatro. Neste ano, em razão da pandemia, todas as atividades foram modificadas para atender às normas de segurança e garantir os cuidados com a saúde de todos que desejassem participar.

A Missa onde a encenação foi apresentada, teve como presidente Frei Ervino Girardi, que aos 95 anos, mostrou-se alegre com a participação dos jovens e da comunidade. “É muito bom ver esses rostos juvenis em nossa igreja. Precisamos trabalhar para o Reino de Deus. Não apenas nós padres velhos, mas toda essa juventude”. Em tom de brincadeira, Frei Ervino finaliza dizendo que “se ano que vem estivermos vivos, vamos apresentar de novo. Vale a pena esse esforço e dedicação”.

Como diferencial e atendendo os propósitos do grupo, pela primeira vez as músicas foram ao vivo e cantadas pelos próprios atores, expondo um sentimento maior de devoção pela história apresentada. Entre elenco, músicos, infraestrutura e comunicação, cerca de 15 pessoas participaram da organização da celebração e do teatro. Esse número foi reduzido em função da pandemia.

A coordenação do setor de artes, responsável pela dinamização, informa que “é preciso resguardar a saúde dos jovens e de seus familiares, sem deixar de lado a segunda família que é o grupo e a comunidade. Somos gratos pelo empenho e dedicação de todos, especialmente neste ano, em função das circunstâncias críticas de saúde pública que enfrentamos”.

A programação foi transmitida nas redes sociais do Convento Franciscano e as fotos da apresentação estão disponíveis para visualização no Facebook da Fraternidade Franciscana da Juventude.

Por Luan Turcati / Fotos: Ana Higert

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!